Cinco maneiras de proteger suas roupas do bolor

bolor-airfree

Table of Contents

Nos meses de inverno a humidade facilita a instalação de bolor dentro das casas. E estes fungos, que têm uma relação direta com as alergias respiratórias, também são responsáveis por inesperadas “surpresas” que aparecem dentro dos nossos armários e closets.

É sempre muito desagradável quando nos deparamos com uma roupa com manchas e odor de bolor no armário. Além de não conseguirmos usar a peça que queríamos, ainda podemos ser acometidos pelos espirros e outras reações alérgicas.

Mas existem maneiras de nos protegermos contra esses agentes indesejados. Vamos a elas:

Desapegue!

Faça uma revisão no seu armário e doe peças que não utiliza há muito tempo. Normalmente são elas as primeiras a ser atacadas pelo bolor, podendo este passar para as outras roupas.

Antes de doar, verifique o estado da roupa. Se tiver manchas muito antigas, que não possam ser retiradas no processo de lavagem que vamos indicar nos tópicos seguintes, o ideal é deitar fora.

Espaço para Respirar

Agora que abriu espaço no seu armário e melhorou a ventilação, verifique se o mesmo foi afetado. Caso isso tenha acontecido tente perceber qual o motivo da humidade que gerou o bolor no seu armário.

Se houver alguma infiltração, conserte e limpe antes de colocar novamente as peças. Mas se o problema for “apenas” a humidade do ar, estude a possibilidade de aumentar a ventilação do ambiente ou mesmo colocar pequenos frascos com cal virgem em pontos estratégicos do armário.

E limpe-o com uma solução do agente desinfetante da sua escolha. Pode ser até mesmo com álcool 70%, desde que não danifique a madeira. Teste primeiro numa pequena área.

Pare o cheiro de mofo e bolor nas roupas!

Faça uma separação das roupas. Antes de iniciar o processo de lavagem verifique as etiquetas das roupas, para não as danificar. Aquelas mais sensíveis devem ser tratadas em lavandarias, designadamente para limpeza a seco. Após essa primeira triagem, prossiga da seguinte forma:

Roupas brancas afetadas podem ser lavadas com uma solução de 1 copo de lixívia para 1 copo de água. Mas a lixívia enfraquece as fibras, pelo que uma segunda opção é lavar as roupas com sabão que liberte peróxido de hidrogénio (definido, por algumas marcas, como “oxi-action”).

Roupas coloridas podem ser lavadas com um produto específico anti manchas, para cores, ou também pode ser adicionada, no momento de enxaguar, uma tampa de um produto desinfetante, especial para estes tecidos.

Passe todas as roupas a ferro, na temperatura adequada para os tecidos.

Depois de todas as roupas estarem lavadas e secas, prossiga da seguinte forma:

Roupas de uso frequente: coloque em locais de fácil acesso, mas verifique, com regularidade, se há sinais de bolor, e se houver lave-as, ou dê-lhes o tratamento adequado.

Roupas que use apenas de vez em quando: guarde-as em sacos de TNT (tecido-não-tecido), que permitem a passagem de ar e não acumulam humidade no seu interior. Ao separar essas roupas das não afetadas anteriormente pelo bolor, evitará novas contaminações no caso da peça voltar a mofar.

Roupas que raramente use: lave-as e embale-as a vácuo. A retirada do ar inibe o crescimento do bolor e de outros microrganismos indesejáveis. Essas peças podem ser desembaladas e usadas mais tarde, sem necessidade de as lavar de novo.

DESTRUA completamente cheiros de mofo, Purifique o Ar!

Estima-se que 21% de todos os ataques de asma estejam relacionados com a humidade e bolor, totalizando milhões de casos por ano, e sabe-se que o facto de se viver em habitações com bolor funciona como um “gatilho” para reações alérgicas, tanto em adultos como em crianças predispostas por tendência genética.

Assim, para controlar a presença destes fungos na sua casa, entre outros microrganismos, é importante recorrer a um purificador de ar, que irá reduzir drasticamente a quantidade de esporos, bolor, alérgenos de ácaros, fungos, bactérias e vírus do ar, prevenindo e aliviando crises de asma e alergias, que nesta altura do ano são potenciadas pelas constipações e gripes.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas