DIABETES E PNEUMONIA: JUNTAS, SÃO UM RISCO MAIOR.

Table of Contents

“Quem tem Diabetes corre risco acrescido de contrair doenças graves e potencialmente fatais, como a Pneumonia, uma das principais causas de morte em Portugal.” Quem o diz é o MOVA – Movimento Doentes Pela Vacinação.

Uma pessoa com Diabetes tem, no mínimo, duas vezes mais probabilidade de contrair Pneumonia, sendo que um doente com Pneumonia que tenha Diabetes fica internado, em média, mais um dia do que um indivíduo que não sofra da doença. A mortalidade, principalmente nestes casos, também é superior.

Por isso o MOVA, que tem como principal objetivo a sensibilização da população, dos profissionais de Saúde e dos decisores políticos para a importância da vacinação na idade adulta, está agora, em aliança com a FPAD – Federação Portuguesa de Associações de Pessoas com Diabetes – a fazer este alerta.

Isabel Saraiva, vice-Presidente da Respira e fundadora do MOVA, congratula-se com esta nova aliança que se vem juntar a outras entidades já representadas, como a Fundação Portuguesa do Pulmão e o GRESP, a Liga Portuguesa Contra a Sida, a Associação Portuguesa de Asmáticos e a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, “todas distintas nas patologias e nas causas que defendem, mas todas unidas num objetivo comum: a promoção dos direitos dos doentes”, explica.

Portugal é, atualmente, o país europeu com maior taxa de mortalidade por Pneumonia

– A Pneumonia é responsável por, aproximadamente, 1.6 milhões de mortes por ano em todo o mundo, sendo por isso uma das principais causas de morte possíveis de prevenir através de vacinação.

– Segundo o Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, registam-se em Portugal 57 óbitos por Pneumonia por cada 100.000 habitantes, o dobro da média na União Europeia.

– Também de acordo com este Observatório a Pneumonia foi, em 2015, responsável por 16% das mortes nos internamentos.

– Em Portugal, os custos com tratamentos e internamentos ascendem a uma média de até 80 milhões de euros por ano, o que significa que, por dia, se gastam 218 mil euros, além dos custos indiretos, como o absentismo laboral.

Pneumonias podem resultar de complicações da diabetes

O controlo da Diabetes é fundamental na prevenção de complicações que advêm da doença, onde se incluem principalmente as pneumonias. Para além da vacinação antipneumocócica, a prevenção da Pneumonia na Diabetes passa também pela cessação tabágica e pela vacinação anual contra a Gripe, gratuita para diabéticos desde a época 2017/2018.

A Diabetes diminui as defesas do hospedeiro e cria condições para a infeção por bactérias, como o pneumococo. Um estudo realizado entre 2009 e 2012 revelou que a prevalência da Diabetes nos doentes internados com Pneumonia era, no mínimo, o dobro a duas vezes e meia, quando comparada com a população que não sofria da doença.

Além disso, a mortalidade se revelou superior, já que de 13,5% registada nas pessoas sem Diabetes, passava para 15,2% nas que tinham ambas as morbilidades.

Portanto, pessoas com Diabetes morrem mais de Pneumonia e, mesmo quando sobrevivem, ficam internadas mais tempo.

Entretanto, tal como quem tem Diabetes, também as pessoas que sofrem de DPOC ou de Asma e de outras doenças respiratórias crónicas, assim como as pessoas cuja Imunidade esteja comprometida ou que tenham recebido um Transplante, correm risco acrescido de contrair doenças graves e potencialmente fatais, como a Pneumonia.

9 EM CADA 10 ADULTOS COM MAIS DE 50 ANOS

Segundo o MOVA, é fundamental sensibilizar as pessoas e dotá-las de conhecimento. “Sabemos que 9 em cada 10 adultos com mais de 50 anos não estão vacinados contra a Pneumonia, e que a maioria não o faz principalmente por falta de aconselhamento médico. Isto apesar de existir, desde 2015, uma Norma da Direção Geral da Saúde (011/2015) que recomenda a vacinação de grupos de adultos com risco acrescido de contrair doença invasiva pneumocócica (DIP).

Enfim, Queremos inverter esta tendência e contribuir para a melhoria da esperança e da qualidade de vida da população.”

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas