Alergia a Pelos de Animais? Saiba como evitar!

Alergia a Pelos de Animais_ Saiba como evitar!_BLOG

Table of Contents

Existem várias formas de amenizar os sintomas das alergias respiratórias. Os purificadores de ar podem ser uma das soluções mais simples e eficazes, especialmente quando falamos de alergia a pelos de animais de estimação.

Quem tem animais de estimação sabe: eles fazem parte da família. Não importa o tamanho, a raça, cor ou idade, os animais que moram connosco são um porto seguro. Ajudam a acalmar, fazem companhia e são também um entretém para os mais novos (e não só), nas brincadeiras e distrações diárias. Contudo, alguns de nós não conseguimos aproveitar o que de melhor estes nossos amigos têm para oferecer. Isto muitas vezes devido à alergia ao pelo dos animais.

Espirros, comichão, olhos vermelhos e lacrimejantes, entre outros sintomas são a prova que o contato com o seu companheiro precisa de uma ajuda externa para não irritar o seu organismo.

Se é o seu caso, não se sinta mal! Os animais de estimação são uma causa bastante comum de alergias. Isto é: atingem cerca de 10-15% da população em países ricos, segundo o Atlas Global de Alergia. Mas porque isto acontece?

A verdadeira causa da alergia a pelos de animais

Temos o hábito de atribuir as reações alérgicas ao pelos dos animais. Porém a verdade é que estas acontecem devido a proteínas (alérgenos) presentes na pele, saliva ou urina dos bichinhos. Ou seja, ao serem expelidos pelo animal, por exemplo através de glândulas na pele, os alérgenos naturalmente ficam presos aos pelos.

Quando a substância que transporta as proteínas alergénicas seca, estas rapidamente espalham-se pelo ar. Ao contrário dos alérgenos de ácaros, estas são carreadas em partículas muito pequenas, ficando suspensos no ar por muito tempo. Por outras palavras, acumulando-se na roupa, tecidos, carpetes, estofados e colchões.  

Além de gatos e cães, alguns roedores criados como animais de estimação, também podem ser causadores de alergias. Por exemplo, os hamsters, o porquinho da Índia ou os esquilos domésticos (gerbil). O coelho e o furão doméstico apesar de não serem roedores, também são animais com pelo, associados a alergias.

Por isso, não adianta escolher um animal de pelo curto ou procurar uma raça específica. Não existem verdadeiras “raças hipoalergénicas” de cães ou gatos. A caspa alérgica em cães e gatos não é afetada pelo comprimento do pelo, nem pela quantidade da queda do mesmo.

Sintomas mais comuns das alergias

Ainda assim, a alergia a cães e gatos é um fator de risco para sintomas de asma, causando pieira, dificuldade em respirar ou aperto no peito. Além dos sintomas respiratórios, como espirros, nariz a a pingar e congestão nasal, pode sofrer de comichões e inflamações no nariz e olhos. Bem como, em alguns casos, após o contato com o animal pode haver reações cutâneas, incluindo comichão na pele ou manchas vermelhas com relevo (urticária).

Soluções caseiras para o seu animal

Então como solucionar este problema? De acordo com as indicações médicas, retirar o animal de estimação de casa costuma ser o melhor tratamento para evitar a alergia. No entanto, esta não é uma opção para a maioria das famílias.

Se também sofre de alergias ao pelo de animais, mas não vai desistir de ter o seu animal em casa, consulte um médico especialista. Um alergologista ou imunologista pode diagnosticar com precisão os seus sintomas e desenvolver um plano de tratamento para ajudá-lo ou ajudar a sua família a controlar os sintomas da alergia. Então, eventualmente, poderá manter seus amigos peludos em casa!

Dentro de casa também pode tomar algumas medidas simples para ajudar na prevenção de alergia a pelos de animais:

  • Mantenha os animais de estimação longe do quarto e de móveis estofados;
  • Troque de roupa depois de passar um longo período com o seu animal de estimação, por exemplo após brincar ou passear;
  • Peça a alguém que não seja alérgico para limpar as áreas que os animais mais frequentam (como a caixa de areia ou a gaiola);
  • Os animais devem ser escovados regularmente, fora de casa;
  • Utilize aspiradores com filtros e depósitos que evitem a ressuspensão de alérgenos no ambiente. Use uma máscara ao aspirar a casa;
  • Remova carpetes e tapetes, que possam prender pelos e outros alérgenos;
  • Use purificadores de ar, como os da Airfree, para remover as partículas alergénicas indesejáveis.

Benefícios de um purificador de ar

Os Purificadores de ar Airfree são uma solução simples e eficaz para melhorar a qualidade do ar de ambientes internos e eliminar ácaros, bactérias, fungos, vírus, pólen e substâncias perigosas do ar.

Graças à exclusiva tecnologia termodinâmica TSS, todas essas partículas, incluindo os alérgenos dos animais de estimação, são desnaturadas silenciosamente, num aparelho que não necessita de filtro ou manutenção.

Após o processo de esterilização, o ar é devolvido ao ambiente limpo. A eficácia dos purificadores de ar Airfree foi comprovada pelo Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) e dezenas de outros laboratórios internacionais.

Eventualmente que com todas as dicas acima fica claro que é possível encontrar outras soluções para alergias a pelos de animais, em vez de procurar um novo lar para o seu companheiro felpudo.

Estudos têm mostrado que o vínculo entre as pessoas e seus animais está relacionado a vários benefícios à saúde. As vantagens vão desde aumentar as oportunidades de se exercitar, sair de casa e socializar, até ajudar a controlar a solidão e a depressão, dando-nos mais alegria.

Não deixe para depois! Estabeleça um ambiente seguro, com um ar limpo regularmente, e volte a ter momentos com o seu fiel companheiro sem preocupações e livre de crises respiratórias.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas