Saiba por que os Pólenes são prejudiciais à saúde respiratória

Table of Contents

Os Pólenes possuem tamanhos microscópicos e podem ser facilmente dispersos pelo ar. Uma vez depositado nas mucosas nasais, origina a resposta inflamatória, característica da rinite e asma.

Quando inteiros, os grãos de pólenes tendem a permanecer nas vias aéreas superiores devido ao seu tamanho – cerca de 10 micrómetros ou mais. Neste caso, pela libertação dos seus alérgenos causam reações locais, tais como espirros, coriza, olhos lacrimejantes e outros sintomas típicos da rinite.

No entanto, nem sempre eles estão inteiros e por isso podem ser transportados até aos alvéolos pulmonares (zonas mais profundas do pulmão) onde deflagram ataques asmáticos, pois os seus alérgenos são carregados para dentro do pulmão.

Muitos pólenes possuem potencial alergénico, contudo, existem alguns de maior interesse nos estudos sobre alergias em Portugal, a saber:

1 – PÓLENES DE GRAMÍNEAS

Correspondem a uma vasta família, sendo um dos principais responsáveis pelas alergias, ao redor do mundo. Esta família possui 600 géneros e mais de 10.000 espécies – sendo mais de 400 as herbáceas (plantas baixas com caule macio) com polinização pelo vento encontradas na Europa. Em Portugal, as principais gramíneas alergénicas encontradas são cabelo-de-cão, grama, espiguilha, fleo, festuca, relva, cereais (cevada, centeio, aveia, milho, trigo).

Fonte: https://www.rpaerobiologia.com/dicionario-do-polen/gramineas

2 – PÓLENES DE ÁRVORES

Os mais relevantes na região mediterrânea são os da Oliveira e do Cipreste.

NA EUROPA, ESTIMA-SE QUE 40% DAS PESSOAS ALÉRGICAS SEJAM SENSÍVEIS AOS PÓLENES.

A rinite, o tipo mais comum de alergia respiratória, afeta 10 a 30% da população mundial. Os sintomas incluem, principalmente, obstrução e secreção nasal, espirros contínuos, comichão no nariz, garganta e olhos.

TIPOS DE RINITE:

Existem dois tipos de rinite. A perene e sasonal. A perene é deflagrada por diferentes alérgenos ambientais e a sazonal está associada a alérgenos próprios da estação do ano.

Sabe-se que os grãos de pólen podem ser responsáveis principalmente pela rinite alérgica (sazonal), também chamada febre dos fenos. Este tipo de rinite é mais frequente na primavera, quando ocorre a maior libertação de pólen pelas flores.

Infelizmente, a febre dos fenos tem vindo a aumentar nas últimas décadas. Estudos indicam que parte do fenómeno do aumento das alergias ao pólen na maioria dos países industrializados, é explicada pelas emissões de níveis elevados de dióxido de nitrogénio e formação de ozono, principalmente a partir do tráfego de veículos. Em indivíduos alérgicos, a exposição à poluição do ar atua em conjunto com o pólen, agravando assim, os sintomas da febre dos fenos.

PREVENÇÃO:

Dias quentes e ensolarados, secos e com vento podem ser complicados, especialmente para pessoas alérgicas, por causa da grande quantidade de pólenes que circula no ar.

E além dos sintomas incómodos da rinite alérgica, há, entretanto, outros fatores a considerar, como a perda de produtividade no trabalho e na escola devido à insónia e fadiga. Além disso, medicamentos utilizados para controlar a alergia são quase sempre dispendiosos e têm efeitos colaterais.

Assim, para aquele paciente que sabe ser alérgico ao pólen, o controle da alergia passa por evitar… o contato com o pólen!

Aqui estão alguns conselhos:

  • Mantenha o mais possível fechadas as janelas de casa e do seu carro na época da libertação do pólen. Para isso, confira os boletins polínicos da sua região;
  • Use óculos de sol;
  • Evite lugares abertos, com gramíneas:
  • Coloque um filtro de pólen no seu carro;
  • Utilize um purificador de ar.

EM CASA, SEM PÓLENES!

O purificador de ar Airfree utiliza tecnologia exclusiva e patenteada, que consiste no aquecimento de partículas no interior de um conjunto de cerâmica.

Ao passar pelo aparelho, partículas como grãos de pólen são incineradas e os seus alérgenos sofrem um processo de mudança que leva à sua inativação.

O ar aquecido é resfriado antes de sair do aparelho, para que não haja modificação nas condições do ambiente.

Além dos seus designs premiados, os vários modelos não precisam de manutenção e possuem baixo consumo energético.

Conheça melhor nossa tecnologia: https://www.airfree.pt/pt-PT/Tecnologia

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas