10 Dicas para acabar com o Bolor na sua Cave

Table of Contents

Já pensou que o elevado nível de humidade pode ser uma das grandes causas do aparecimento de bolor e cheiro a mofo na cave de sua casa? Desde já temos uma solução simples: um purificador de ar, que pode tornar o local mais seguro e confortável para toda a sua família

Presente na Terra há milhões de anos, o mofo e os bolores fazem parte do nosso ambiente natural. Em locais abertos, esse tipo de fungo desempenha um papel na natureza, quebrando a matéria orgânica morta, como folhas e árvores. Mas quando falamos, dos espaços internos como as nossas casas, adeus utilidade: o crescimento de fungos deve ser evitado constantemente.

Você com certeza já teve um ambiente da sua casa com bolor ou conhece alguém que passou por essa situação. Em geral, o mofo se desenvolve nos banheiros, pois são os ambientes mais húmidos da casa. Mas também é comum encontrar bolor em cômodos como cozinhas e caves, que também concentram alto nível de humidade.

Por que Caves criam Bolor

As caves são o local comumente preferido para guardar várias coisas que não usamos no dia a dia e acabam ocupando espaço, como móveis antigos, comidas em conservas, tintas e produtos à base de gasolina. A troca de ar bastante limitada, pois permanecem fechadas por muito tempo, o pouco contato com o sol, e a ocorrência da poeira doméstica, entre outras variáveis, favorecem que as caves concentrem alta humidade relativa do ar. O que as tornam o ambiente perfeito para o crescimento do bolor e a ocorrência do cheiro de mofo!

Como as caves são subterrâneas e podem conter grande parte do encanamento de sua casa, elas estão sujeitas a vazamentos e até inundações. Se o terreno ao redor de seu porão não tiver a inclinação correta, a água pode escoar diretamente para a sua casa, e se concentrar na sua cave. Se os itens que você guarda não estiverem em recipientes adequados, também pode haver acúmulo de poeira e mofo.

Perigo do Bolor

Além de deixar um ambiente insalubre e prejudicial à saúde, ter uma cave com bolor significa um risco de que o fungo chegue a outros cômodos da casa, atingindo também crianças e pessoas mais sensíveis. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), os bolores produzem alérgenos (substâncias que podem causar reações alérgicas), irritantes e, em alguns casos, substâncias potencialmente tóxicas.

O crescimento de bolor, que muitas vezes assume o aspeto de manchas, pode ter muitas cores diferentes e cheirar a mofo.  A cor, contudo, não é um indicador da perigosidade do bolor.  Qualquer bolor e a fonte de humidade responsável por esse crescimento devem ser removidos, não importa aparência ou cheiro.

Alérgicos versus Bolor

A inalação ou toque em fungos (como mofo ou bolor) e esporos de fungo pode causar reações alérgicas em indivíduos sensíveis. Os sintomas se assemelham aos da febre do feno (rinite alérgica) com espirros, coriza, olhos vermelhos e erupção cutânea (dermatite), além de outros, como congestão nasal, dores na garganta, tosse e pieira. Os bolores também podem causar ataques de asma em pessoas asmáticas que são alérgicas a bolores.

Importante ressaltar que a exposição ao mofo, por pessoas alérgicas ou não, também pode levar a irritação da pele, olhos, nariz, garganta e pulmões. Por outro lado, pessoas com doença pulmonar ou com imunodepressão costumam ser mais sensíveis aos bolores, com maior risco de ter infeção fúngica. Da mesma forma pessoas alérgicas e asmáticas também podem apresentar maior sensibilidade aos bolores e reações mais intensas.  Assim, em caso de dúvida, e nesses casos mais graves, é essencial consultar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.

Como eliminar o Bolor da Cave

Se você é alérgico ou tem filhos que são, deve redobrar a atenção em relação ao bolor na casa. O quanto antes começar a cuidar dos problemas de humidade, mais fácil será eliminar os fungos. Por isso, vale a pena seguir as dicas abaixo para acabar com esse risco para a saúde de toda a sua família:

  1. Mantenha os níveis de humidade da sua casa o mais baixo possível – entre 50% e 30% – durante todo o dia, por exemplo, utilizando desumidificadores ou aparelhos de ar-condicionado. Para checar esse índice você pode comprar um medidor de humidade.
  2. Ventile o ambiente. Certifique-se de haja circulação de ar na cave. Um exaustor pode ser útil para essa tarefa.
  3. Se a sua secadora de roupas ficar na cave, garanta que ela tenha a ventilação para fora de sua casa.
  4. Corrija vazamentos e infiltrações para que o mofo não tenha humidade para crescer. A água no porão pode resultar da falta de calhas ou de um fluxo de água em direção à casa.
  5. Limpe e seque sua casa completa e rapidamente (dentro de 24–48 horas) após qualquer vazamento ou inundação.
  6. Adicione inibidores de mofo às tintas antes de pintar.
  7. Limpe o espaço com produtos anti bolor.
  8. Remova ou substitua tapetes e estofados que tenham ficado encharcados e não possam ser secos imediatamente. Preferencialmente, não use carpetes nas caves, pois concentram muita humidade.
  9. Se já existem focos de bolor, retire-os imediatamente. Uma remoção caseira, nos casos em que o fungo ainda é superficial nas paredes (e outras superfícies rígidas), é usar água e sabão ou uma solução de lixívia (não superior a 1 copo de lixívia para 4 litros de água).
  10. Utilize um purificador de ar para controlar a qualidade do ar do ambiente.

Sobre a tecnologia Airfree

Os modelos Airfree são a escolha ideal pois eliminam boa parte dos microrganismos e contaminante do ar. Uma vez dentro do núcleo cerâmico do equipamento, a uma temperatura próxima de 200° C, as proteínas presentes nos microrganismos e alérgenos sofrem um processo chamado de desnaturação, ou seja, sua estrutura é alterada e eles são eliminados. Após o processo de esterilização, o ar entra em contato com uma placa de resfriamento e é devolvido limpo ao ambiente. Outras vantagens de um Airfree estão relacionadas à sustentabilidade: o aparelho consome pouca energia (menos do que uma lâmpada de 60 W) e não precisa de manutenção ou peças de substituição, reduzindo a geração de resíduos.  

Para saber mais sobre as vantagens dos Purificador de Ar Airfree clique aqui.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas