Tempo de Praia! Como fazer a prevenção do Coronavírus em Portugal?

mulher na praia

Table of Contents

Para aproveitar o verão, mesmo com o coronavírus em Portugal, siga as orientações de distanciamento e higiene nas praias e litoral.

O verão está no auge e a vontade de ir às praias domina boa parte da população. Se já começou a frequentá-las ou está a planear ir em breve, tome atenção às medidas de segurança, para que o seu lazer não se transforme num risco de contrair a COVID-19.

5 regras de prevenção

Por reunirem grande número de pessoas na época balnear, as praias são naturalmente espaços de aglomeração. Para evitar que o contacto entre pessoas aumente a circulação e, consequentemente, a transmissão do novo coronavírus, as autoridades portuguesas definiram uma série de medidas que precisam ser estritamente cumpridas.

Há cinco regras básicas de prevenção: distanciamento físico (mínimo dois metros); limpeza frequente das mãos; etiqueta respiratória; limpeza e higienização dos espaços; e utilização de equipamento de proteção (máscara e/ou viseira) nos locais de uso obrigatório.

Antes de ir à praia

Os concessionários devem sinalizar o estado de ocupação das praias por meio de cores:

  • Verde: ocupação baixa – corresponde a uma utilização até um terço;
  • Amarelo: ocupação elevada – corresponde a uma utilização entre um terço e dois terços;
  • Vermelho: ocupação plena.

Ao chegar à praia

Use calçado, circule sempre pela direita e seguindo as indicações que possam existir no chão. Vale a pena repetir: nas passadeiras, na areia e no mar também é necessário manter a distância de dois metros das pessoas que não pertençam ao mesmo grupo. Entre os chapéus de sol, o controle é de três metros de distância.

O uso da máscara também é encorajado durante o tempo de permanência na praia, sempre que for possível e, principalmente, quando não for possível manter o distanciamento social. Tenha em atenção o suor, que pode humedecer a proteção, reduzindo assim a capacidade de reter gotículas e proteger contra o novo coronavírus. Naturalmente que a máscara deve ser retirada ao entrar na água.

Para manter as mãos higienizadas, dê preferência à água e sabão, já que a oleosidade de protetores solares e do suor podem dificultar a aplicação do álcool gel 70%. Se for utilizá-lo, remova primeiro a areia e o protetor solar, aplicando-o novamente após a secagem das mãos.

Para a utilização das espreguiçadeiras convém ter atenção à limpeza dos equipamentos, que deve ser realizada frequentemente, sempre que forem montados ou que forem utilizados por diferentes pessoas ao longo do dia.

prática de atividade física

Em relação à prática de atividade física são permitidas aulas de surf e desportos similares, com até cinco participantes por instrutor.

Com o intuito de controlar possíveis contaminações do novo coronavírus em Portugal, continuam proibidas as atividades desportivas e/ou similares na área balnear, que envolvam duas ou mais pessoas.

Ao frequentar o bar da praia ou ir a quaisquer instalações sanitárias

Ao frequentar o bar da praia ou ir a quaisquer instalações sanitárias é imprescindível estar calçado, desinfetar as mãos e principalmente manter a distância de segurança. Também é importante utilizar máscara no interior dos ambientes. As casas de banho e chuveiros devem seguir as regras de limpeza e higienização; caso contrário, devem estar fechadas com informação afixada.

E no regresso a casa

Ao deixar a praia, faça o descarte correto do lixo e deposite máscaras e luvas nos contentores de lixo comum (indiferenciado), ou guarde adequadamente para posterior higienização em casa. Reforce também a higienização antes de entrar no carro ou apanhar um transporte público.

Se fizer parte do grupo de risco, evite principalmente as praias mais movimentadas e dê preferência a horários mais tranquilos, como o começo da manhã.

Para os mais jovens e sem restrições de saúde, a orientação é seguir todas as medidas de segurança, manter o distanciamento social e, claro, não esquecer as máscaras.

Portanto, é importante que cada um se mantenha protegido e saiba que deve também proteger os outros, contribuindo para o controle do novo coronavírus em Portugal.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas