Mofo causa doenças? Viagem ao reino dos fungos

Table of Contents

Posso ficar doente devido ao mofo??

 Infelizmente sim, dizem especialistas, a exemplo da Dra. Cristiane Minussi, PHD em fungos pela Universidade de Harvard e diretora da divisão de biologia da Airfree.

E o alerta está a ser dado a nível mundial, na sequência de estudos que comprovam o grau de perigosidade do mofo para a saúde, nomeadamente crises de Asma, Alergias respiratórias, Infecções, Efeitos tóxicos e mesmo Depressões!

Tudo isto com a agravante do alto custo medicamentoso e da dificuldade de diagnóstico…

É que ao contrário do que se possa pensar, mofo não são “apenas” fungos que desfeiam as paredes e têm um odor desagradável… Além do seu aspecto e cheiro que se faz sentir em
certas divisões da casa e armários, os efeitos nocivos para a saúde são tantos que as doenças fúngicas estão consideradas de alto risco, já que as taxas de mortalidade que lhes são atribuídas são bastante elevadas.

Declaremos então guerra ao Reino dos Fungos!

Para a casa do vizinho, sff?…

 Tentando resumir a existência destes seres microscópicos que ninguém deseja, mas que se impõem nas nossas casas, diremos que quando os podemos visualizar nas superfícies é porque já se reproduziram (por esporos invisíveis a olho nu) aos milhares!

Além disso, esses esporos podem viajar através do ar por longas distâncias até que encontrem novos locais propícios à sua reprodução e desenvolvimento. De preferência deveriam ir para a casa do vizinho (que até nem abre muito as janelas!), mas não escapamos de que se instalem facilmente na nossa, quais hóspedes muito difíceis de
controlar.

Sim, eles estão MESMO na sua casa! 

 Neste “Reino dos Fungos” os habitantes não são tímidos… E quando em número apreciável de milhares deixam-se ver, em manchas esbranquiçadas, esverdeadas, azuladas, mais ou menos escuras…Ou sejam, denunciam a sua presença pela cor e, pior, pelo cheiro!

Adeptos da humidade, instalam-se geralmente nas nossas casas de banho, cozinhas e sistemas de climatização, bem como em redutos mais escuros e pouco arejados.

E se houver locais com roturas ou infiltrações, eles para aí vão, de armas e bagagens!

Já para não falar de casas próximo do mar ou rios (onde o nível de humidade propicia a alta concentração de fungos) ou que, pela sua localização, não beneficiem da luz e calor do Sol… Nestes casos podemos esperar maior proliferação destes seres.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas