Vamos dar “Um ar de graça” à chegada do bebé?

Table of Contents

Post Blog Vamos dar “Um ar de graça” à chegada do bebé? Airfree Purificadores de Ar | Blog

O cuidado com o bebé começa na barriga da mãe. E as grávidas têm muito que tratar e acautelar nos longos meses de espera. Mas será que já pensaram como a qualidade do ar em casa é importante?

O nascimento de um bebé é geralmente motivo de muita ansiedade… Será menino ou menina? Com quem será parecido? E, principalmente: o meu bebé será saudável?

Mas essa preocupação leva, felizmente, a que muitos cuidados sejam tomados antes do bebé nascer, designadamente em termos da alimentação e de tudo o mais que se ingerir. Assim, as grávidas costumam priorizar uma dieta alimentar adequada e evitam o contacto com o tabaco e bebidas alcoólicas, já que se sabe que muitas substâncias podem ser transportadas para o feto através da placenta.

Atenção à qualidade do ar dos ambientes que a grávida freqüenta!

Se o tabaco presente nos ambientes pode entrar em contato com o feto, seria possível que outras substâncias inaláveis também seguissem o mesmo caminho?

Estudos recentes mostram que a resposta a essa pergunta é afirmativa. Entre os elementos nocivos que podem ser transportados através da placenta estão alguns tipos de aeroalérgenos – substâncias presentes no ar, responsáveis por deflagrar alergias em indivíduos susceptíveis. Assim, quando o feto entra em contacto com essas substâncias que causam alergia pode ocorrer uma sensibilização anterior ao nascimento, levando inclusive a uma resposta alérgica inicial. Desta forma, é importante ter em conta a qualidade do ar que a mulher grávida respira, pois pode afetar não somente a sua saúde, como também a do filho que está a chegar.

O aumento de pessoas alérgicas tem sido uma constante em todo o mundo, nos últimos anos. E como a maioria das alergias é deflagrada durante os primeiros anos de vida, medidas de prevenção pré-natais podem ser benéficas. De facto, uma pesquisa realizada em Inglaterra demonstrou que crianças com propensão para a asma apresentaram diminuição dos sintomas respiratórios quando foram tomadas medidas de prevenção à exposição a alérgenos, nos períodos pré e pós-natal… O que comprova que um ambiente com menor quantidade de substâncias alergizantes é um ambiente mais saudável para o bebé.

Por que devo cuidar da qualidade do ar

do quarto do meu bebé?

Como os primeiros episódios alérgicos ocorrem nos primeiros anos de vida, cuidar da qualidade do ar que a criança respira nessa fase é de extrema importância. Um trabalho realizado com bebés até ao ano de idade demonstrou que quando são expostos a uma certa quantidade de ácaros, têm 4,8 vezes maior probabilidade de desenvolver asma do que outros. Além disso, quanto maior for a quantidade de ácaros com que a criança teve contacto até essa altura, mais cedo apresentará episódios asmáticos.

Além disso, os desconfortos causados pelas alergias noturnas podem ser incómodos ao ponto de atrapalhar o sono do bebé. E o sono não é somente importante para o descanso, mas também para a assimilação dos conhecimentos e desenvolvimento cerebral da criança, além de nele ocorrer a libertação mais intensa das hormonas do crescimento.

A melhoria da qualidade do ar que o bebé respira pode garantir noites mais tranqüilas para ele, e assim também para os pais.

PARA MANTER UM AMBIENTE SAUDÁVEL PARA O BEBÉ…

Algumas medidas podem ser úteis para manter um ambiente saudável para o bebé. E uma atenção especial deve ser dada nos casos em que exista histórico de asma na família. Assim:

– Se notar a presença de mofo numa superfície limpe-a de imediato, descartando os materiais porosos que foram afetados;

– Roupas de cama devem ser lavadas com água quente (550C) em períodos que não excedam os 7 a 10 dias, o que auxilia à eliminação dos ácaros;

– Não ultilize travesseiros ou cobertores de penas;

– Evite mobílias que não possam ser facilmente limpas e acumulem muito pó;

– Evite carpetes;

– Evite bonecos de peluche na cama do bebê;

– Evite o acumular de humidade interna, abrindo as janelas diariamente;

– Mantenha o quarto o mais limpo possível, para reduzir a quantidade de ácaros,

fungos, bactérias e pelos de animais.

– Utilize um purificador de ar para manter a qualidade do ar ideal no ambiente.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas