Teletrabalho: Consiga manter um ambiente limpo e agradável

Teletrabalho: Consiga manter um ambiente limpo e agradável

Saiba como estabelecer uma rotina saudável e agradável enquanto está em teletrabalho.

Um dos maiores impactos que a Covid-19 trouxe para as rotinas de milhões de pessoas em todo o mundo foi o teletrabalho. Parte da população já tinha experiência com o trabalho remoto, contudo a maioria dos profissionais viu-se obrigada a testar a sua habilidade de trabalhar a partir de casa pela primeira vez.

Nem todas as atividades têm a possibilidade de serem realizadas à distância. Posto isto, a necessidade do isolamento social mostrou que existe um volume de tarefas que podemos desempenhar através de casa. Até mais do que imaginávamos, antes da crise.

Escritório em casa, e agora?

Segundo o Código do Trabalho, o teletrabalho é a “prestação laboral realizada com subordinação jurídica, habitualmente fora da empresa e através do recurso a tecnologias de informação e de comunicação”.

Este novo cenário traz-nos novos desafios. Por exemplo, o equilíbrio da rotina familiar e profissional, os cuidados com a casa, com a saúde física e mental. Se tem filhos conhece certamente o desafio do estudo à distância e aulas virtuais.

Ainda mais, muitas vezes as casas não têm o mobiliário adequado nem determinados equipamentos disponíveis nos escritórios, como ecrãs maiores e cadeiras ergométricas. Além disso, a partilha do espaço com familiares pode dificultar a concentração ao trabalhar de casa.

Filhos e o Teletrabalho

A paciência é fundamental para trabalhar a partir de casa. Com os filhos por perto é necessário usar novas estratégias e estabelecer uma nova rotina para a família. Especialistas infanto-juvenis apontam que os pais devem trabalhar em conjunto com as crianças, sobretudo nos horários em que estas estariam na escola. Caso seja necessário e possível, revezando-se ou contando com o apoio de outras pessoas.

São várias as atividades possíveis, sendo as pinturas e desenhos grandes aliados na hora de ocupar as crianças, bem como o uso das tecnologias. No entanto, deve-se ponderar o uso de televisões, telemóveis e computadores, podendo intercalar, por exemplo, com a inclusão das crianças em atividades culinárias. Estes momentos de convivência tendem a estimular o conhecimento nas crianças e, somados à facilidade de adaptação delas, fará com que o período de quarentena decorra mais tranquilamente. 

Organização

Para facilitar a rotina e adaptação ao trabalhar de casa, é importante manter a organização. Guarde papéis e documentos dentro de pastas, deixe a mesa sempre limpa e tenha um espaço reservado para o trabalho. Se possível, use uma cadeira mais confortável e adequada à permanência prolongada, mantenha computadores na altura certa para braços e visão.

Não há consenso de que o uso de plantas em vasos purifique o ambiente interno, mas ter algumas espécies em casa pode ajudar a manter o bem-estar. Além de criar um ambiente mais natural e agradável, as pessoas podem ainda sentir-se mais motivadas devido ao cuidado das plantas e da beleza que estas trazem aos espaços internos. Uma alternativa relativamente económica, as plantas também regulam a humidade e podem reduzir a poluição sonora.

Estabeleça uma rotina considerando um horário de início e fim do seu expediente. Deixe de fora desse período as atividades domésticas e de lazer que não eram desenvolvidas durante o horário de trabalho, isso ajudará em sua organização diária. Lembre-se que é importante, e ajuda a manter a concentração, fazer pausas, incluindo levantar-se, hidratar-se, dar uma volta pela casa, beber um café ou fazer um pequeno lanche. Manter-se em movimento mesmo dentro da residência é fundamental.

Limpeza

Como o vírus ainda circula na maioria dos países, continue com a rotina de higienização. Limpe as mãos, desinfete as superfícies e no caso de espaços muito utilizados, reforce a limpeza. A entrada em casa também deve seguir os mesmos cuidados do começo da pandemia. Não se esqueça de limpar eletrónicos como telemóveis, lave a roupa e máscaras assim que chegar a casa e, preferencialmente, sem misturar com outras peças de roupa. Remova os sapatos antes ou logo depois que entrar em casa. Tenha sempre álcool em gel 70% para limpar as mãos ao retornar e se possível tome banho sempre que chegar ao lar.

Não esqueça: o distanciamento social é muito eficaz na redução da taxa de infecção pelo SARS-CoV-2. Em resumo, trabalhar em casa é uma solução que mantém a economia ativa, minimizando impactos financeiros e preservando a saúde de milhares de pessoas.

banner-airfree-pt