Seja uma ecomãe!

Table of Contents

Os bebés quando nascem são seres frágeis e todo o cuidado é pouco com a sua segurança. Com as alternativas ecológicas terá a certeza de que eles não vão ter contacto com substâncias prejudiciais à saúde. Siga alguns conselhos ecológicos para ajudar o seu bebé a crescer saudável.

 mae

As fraldas, a roupa, os alimentos, os brinquedos… Hoje, o mercado de produtos infantis encontra-se em expansão, apostando cada vez mais em produtos ecológicos e amigos do ambiente. Esta tendência vai-se tornando cada vez mais forte e visa proteger a saúde dos bebés, evitando os produtos compostos por substâncias químicas e poluentes, que causam muitas das alergias alimentares e de pele tão comuns nos dias de hoje.

 

Dar ao seu filho fraldas, alimentos e roupa natural não é apenas uma questão ambiental. É também zelar pela sua saúde. E em Portugal não é difícil encontrar produtos ecológicos para os bebés, basta pesquisar na Internet.

 

Alguns conselhos:

 

– Utilize fraldas de pano, pois são as melhores para a pele do bebé, não tendo compostos químicos que podem provocar alergias. Além disso, são reutilizáveis, não prejudicam o ambiente, já que as fraldas comuns são um veneno para a natureza: um recém-nascido pode gastar oito ou mais por dia e o facto de 30% delas serem feitas de plástico faz com que uma fralda demore cerca de 450 anos a decompor-se. Use toalhetes e discos de amamentação feitos com tecidos orgânicos.

 

– Use detergentes ecológicos para lavar as fraldas, não use amaciador, não as seque na máquina nem as passe a ferro. Há crianças alérgicas aos químicos dos amaciadores, que poluem os lençóis de água. As altas temperaturas também são dispensáveis na lavagem. Lave as fraldas a 40 graus e use um desinfetante biológico.

 

– Para evitar resíduos (dos frascos de comida) e sujeitar o bebé a produtos desconhecidos, prepare-lhe os alimentos à maneira antiga, com produtos frescos biológicos.

 

– Os biberões de vidro são os melhores, pois são um material mais estável do que o plástico que se deteriora com o uso, devido às altas temperaturas. Alguns plásticos libertam a substância bifenol A, que já foi banida em muitos países.

 

– Durante a gravidez tenha cuidado com a composição de alguns cremes, pois eles são facilmente absorvidas pela pele e podem passar para o bebé, assim como os cremes para o peito da mãe, que podem contaminar o leite materno. O óleo de amêndoas doces é a melhor opção para combater a desidratação da pele; é acessível e ecológico.

 

Dar ao seu filho fraldas, alimentos e roupa natural não é apenas uma questão ambiental, é também zelar pela sua saúde!

 

Você sabia?…

… que durante os dois primeiros anos de vida, um bebé utiliza mais de 5000 fraldas descartáveis?

 

Artigo gentilmente cedido pela revista “Crescer”, no seu Anuário / 2016, que representa um guia para futuras e recentes mamãs nos cuidados essenciais aos mais pequeninos, nos seus temas de saúde e bem-estar, alimentação, cuidados especiais no dia a dia, novidades em carrinhos de bebé, brinquedos, roupa, decoração, etc…

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas