Reduzir, reciclar e reutilizar: Os 3Rs ensinados aos mais novos

Table of Contents

Uma menina, uma toupeira e um pirilampo, com a missão de cuidar do planeta. Até apetece regressar no tempo para, com olhos de criança, sentir o entusiasmo de querer transformar o mundo num lugar melhor.

Reciclagem: Tudo começa numa menina chamada Golfi. Uma menina morena, cabelos pretos escorridos, sorriso pronto e olhos bem abertos que sonha e luta para que um dia tenhamos um planeta mais saudável.

Ela tem dois companheiros de aventuras: uma toupeira e um pirilampo. Todos os dias, a Golfi com os seus amigos – e outros bichinhos que vão aparecendo para lhe contarem histórias sobre o que se passa no mar, nos solos, no ar, e tantos outros sítios – partem à aventura para cumprirem a sua missão: cuidar do nosso planeta e transformá-lo, com a ajuda de todos, num lugar absolutamente genial.

Falamos do Projeto Golfi & Friends – Por Um Mundo Genial, que sendo dirigido aos mais novos, com o objetivo de educar para a sustentabilidade ambiental, acaba também por ser motivador de toda a família, em extensão da Escola e dos educadores.

Ensinar hoje, para preservar, amanhã

De facto, a Educação Ambiental deve assentar na sensibilização dos cidadãos para pequenos gestos diários, sendo que o princípio do 3 R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) deve nortear a conduta de todo o cidadão responsável e consciente. O ensino e a adoção pelos mais novos deste princípio é de extrema importância para o futuro do planeta e destes resultará uma diminuição significativa dos problemas decorrentes da poluição do solo, da água e do ar, e uma mais eficaz economia na utilização dos recursos naturais fundamentais ao futuro da espécie humana.

Desenvolvido pelo Clube Português de Praticantes de Minigolfe (CPPM) e pela Quercus, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Programa “Desporto para Todos”, foi agora apresentado, como projeto didático, sem fins lucrativos, dirigido a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e que tem por objetivo educá-las para a sustentabilidade ambiental, com base nos referidos 3 R´s.
Desporto de baixo impacto ambiental…

O projeto

Assenta na simplificação e no enriquecimento pedagógico do Minigolfe, uma prática desportiva de baixo impacte ambiental, com pistas representadas por um tapete amovível e obstáculos construídos pelas crianças com desperdícios passíveis de serem reciclados, sendo que durante o processo, ensinar-se-ão temas fundamentais no domínio da sustentabilidade ambiental.

E porque o Golfi & Friends assenta numa modalidade desportiva, pretende-se também educar as crianças para outras questões, já que o desporto é uma das mais importantes e completas ferramentas ao serviço do desenvolvimento humano e, por conseguinte, da sociedade. Assim, ele persegue também esse objetivo, sendo globalmente um projeto de educação através do desporto.

Entretanto, será também criada uma divertida Ecoletter, livros infantis, palestras e ateliers nas escolas, entre outros meios e atividades em que a Golfi e os amigos abordarão temas relacionados com a salvaguarda do ambiente. Todo o Projeto é ilustrado pela conceituada ilustradora infantil, Mafalda Milhões.

Educação Ambiental: Onde e Como

Pretende-se que o Golfi & Friends seja implementado num número alargado de escolas públicas e privadas do 1º Ciclo do ensino básico de Portugal Continental e Ilhas e, atendendo ao elevado número de escolas existentes e à sua dispersão geográfica no território, essa implementação será progressiva e controlada para assegurar a máxima qualidade.

Assim, neste primeiro ano de vida, o Projeto será desenvolvido em dez escolas diferentes, funcionando como experiência piloto, na expetativa de que numa segunda fase esse número possa aumentar significativamente em função da adesão e do interesse da comunidade escolar.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas