Eu reciclo, tu reciclas, ele recicla. Um verbo a se conjugar em 2014

Table of Contents

É fácil separar cartão, plástico e vidro. Mas saberemos sempre o que fazer aos óleos de fritura, aos metais e às embalagens de texturas mistas ou mesmo a alguns tipos de têxteis? Fiquemos atentos ao que podemos aprender com os especialistas.

 

Por muito que se queira ser amigo do Ambiente, nem todos estamos ainda familiarizados com as várias regras e nuances do ato de reciclar…
E por isso é bem-vinda a nova iniciativa da SPV – Sociedade Ponto Verde, que neste início de ano já está a levar a cabo a sua maior ação de sensibilização de lares, que irá decorrer nos próximos meses…

Missão Reciclar!
Este projeto agora lançado pela SPV tem âmbito nacional em mais de 200 concelhos e contempla a entrega de mais de 340 mil ecopontos domésticos (ecobags), numa ação coordenada com Municípios e Sistemas Municipais.
Trata-se de uma das maiores ações de sensibilização alguma vez realizadas em Portugal para a reciclagem de resíduos de embalagens. Com esta iniciativa – Missão Reciclar – a Sociedade Ponto Verde pretende contribuir para o aumento da taxa de reciclagem em Portugal, nomeadamente do fluxo urbano (embalagens domésticas e do pequeno comércio), indo ao encontro das metas propostas no novo Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos (PERSU 2020).
Segundo Luis Veiga Martins, Diretor-Geral da SPV, “esta ação tem o objetivo de continuar a criar condições para que um número cada vez maior de portugueses cumpra a sua missão cívica de separar os seus resíduos de embalagem, de forma a que estes sejam encaminhados para reciclagem.“

A bater à porta de 2 milhões de lares!
No âmbito da Missão Reciclar, uma equipa da Sociedade Ponto Verde irá, nos próximos meses, bater à porta de 2 milhões de lares portugueses, em mais de 200 concelhos, com a missão de, por um lado, informar e converter às vantagens da reciclagem todos os que ainda não reciclam em separadores totais (aqueles que separam todos os tipos de embalagens), e por outro, clarificar as regras de reciclagem a todos os que já reciclam.

«As embalagens usadas nas nossas casas não são lixo. A grande maioria é feita de materiais recicláveis. Quando devidamente separadas e colocadas no ecoponto, estas embalagens podem ganhar novas vidas e gerar valor. Por isso, a missão de reciclar deve ser de todos. A reciclagem é um ato cívico, com impacto positivo no Ambiente, na qualidade de vida das populações e na economia nacional, razão que nos levou até esta iniciativa», salienta Luís Veiga Martins.

 

É CURIOSO SABER QUE…
Desde a sua criação, em 1996, a Sociedade Ponto Verde já encaminhou para reciclagem mais de 6 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o equivalente ao peso de 3 Pontes Vasco da Gama.

LARES UNIDOS…NA SEPARAÇÃO.
De acordo com o estudo “Hábitos e Atitudes face à separação de resíduos domésticos”, 69% dos lares portugueses fazem regularmente a separação de embalagens usadas. Com a Missão Reciclar, a Sociedade Ponto Verde pretende contribuir para o aumento dos lares separadores e da taxa de reciclagem em Portugal.

Sobre a SPV
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos, que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como “Sistema Ponto Verde”. Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objetivos da Sociedade Ponto Verde. 

***

Se formos pedir ao Google dados estatísticos sobre este tema, teremos a surpresa de assistir, em tempo real, ao aumento constante dos números totais de vários tipos de embalagens enviadas para reciclagem.
São números que sobem ao segundo, pela mão de todos os que separam…
Vamos também contribuir, em 2014, para esta “Missão” ao serviço do  Ambiente?

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas