Quando os mofos vão navegar

Table of Contents

Visitas indesejadas no seu barco!

 O que se pode esperar de um barco dentro de água? Muito prazer para quem gosta de navegar, mas nem tanto, se o barco não for suficientemente cuidado… Aí, o bem-estar dará lugar a fugos, como mofos e bolores, que irão passear consigo!

Mofos a bordo? Sim, estamos a falar de muita água, muita humidade… E o excesso de humidade a bordo causa mofos, mau cheiro e, nos casos mais graves, até o apodrecimento do casco. Por isso, de forma tão constante como a ação desta humidade deverão ser os cuidados para reduzir o seu impacto, evitando que ela tome conta do interior da embarcação e acabe por a destruir… O que fazer? Ventilar bastante o barco, impedir que ele molhe por dentro e recorrer a alguns aparelhos, bem como aos conselhos dos especialistas!

Uma boa ventilação controla naturalmente a humidade do ambiente e previne a proliferação dos microrganismos responsáveis pelo mofo, ou bolor. Quanto mais escotilhas a cabina tiver, melhor para a ventilação – e, também, para a iluminação. Cabina escura é um convite irrecusável aos fungos, essas criaturas microscópicas que não precisam de convite para proliferar no seu barco, estabelecer-se em colónias, e viajar consigo… Por isso vale a pensa tudo o que puder fazer para preservar a sua embarcação e a sua saúde, prevenindo ou aliviando alergias…

No combate à humidade, o sol é um grande aliado. Sempre que puder, abra todo o barco e coloque os estofos para arejar. E ao planear um fim de semana a bordo deixe o barco “respirar” um ou dois dias, antes da família e amigos embarcarem… A não ser que tenha alguém para a manutenção do seu barco, caso em que será mais fácil aproveitar o bom tempo a seu favor.

Outro recurso é usar um desumidificador, aparelho que ao condensar o vapor de água diminui a humidade no ar para valores entre 40 e 60%, o que está no limite saudável para seres humanos e abaixo do nível que favorece a proliferação de fungos e bactérias. Existem diversos tipos e tamanhos no mercado, e a sua vantagem passa também por evitar não só os fungos, mas também a corrosão e a ferrugem.

E sabia que colocar, na cabina, alguns recipientes com sal grosso também ajuda a reduzir a humidade? Isso e fazer pequenos orifícios nas portas dos armários (ou instalar lâmpadas dentro deles), de forma a ventilar e aquecer esses compartimentos são pequenos truques a que pode recorrer para a batalha constante contra a humidade. Afinal, barcos parados ou em movimento, estão em contato permanente com a água.

Ah! O Mar, doce Mar… 🙂

 EM RESUMO:

– Evite, a bordo, tudo o que  acumule humidade, como  carpetes e tapetes de tecido;

– Procure num supermercado produtos antimofo, que sejam ideais para ambientes menores, como armários;

– Se possível, instale janelas de ventilação nas portas dos armários dos costados. O ideal é que o seu interior seja em fórmica ou fibra de vidro. Senão, isole-os com cortiça ou qualquer outro isolante térmico.

– Não deixe objetos molhados dentro do barco. Toalhas e material de mergulho devem ser postos a secar e não deixados molhados ou húmidos pelos cantos…

– Lave periodicamente as roupas de cama, cortinas e outros tecidos presentes no barco, porque eles retêm humidade;

– De vez em quando, retire também as almofadas e os colchões da cabine e coloque-os ao sol;

– Elimine sempre a água do porão. E instale pequenas ventoinhas na cabina, para melhorar a circulação do ar;

– Considere a possibilidade de instalar ar condicionado a bordo. Por gerar ar seco, ele retira a humidade do ambiente;

– E por último, mas não menos importante! Recorra ao Purificador do Ar Airfree, que  evita a instalação de mofos, fungos e odores orgânicos, além de bactérias e outros alérgenos. Com ele a proteger as cabinas, os ambientes de quem vive a cruzar os oceanos ficam protegidos de agentes contaminadores do ar para maior bem-estar dos navegadores, sejam ou não alérgicos!

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas