Qualidade do ar no escritório

Qualidade do ar no escritório

Em 1982 a Organização Mundial da saúde reconheceu a existência da Síndrome do edifício doente, após um caso de contaminação da bactéria denominada Legionella pneumophila que resultou na morte de 34 pessoas e na contaminação de 182. O caso ocorreu em um hotel da Filadélfia.

Nesse artigo iremos entender um pouco mais sobre esse conceito de síndrome do edifício doente e também como melhorar a qualidade do ar de um escritório, para que essa síndrome nunca venha a atingir seu local de trabalho.

Afinal, o que é a síndrome do edifício doente?

A síndrome do edifício doente se refere aos danos causados à saúde dos ocupantes, com poluentes de origem física, química ou biológica.

Um edifício pode ser considerado doente quando cerca de 20% dos funcionários que frequentam ele apresentam sintomas relacionados a permanência no ambiente interno do edifício.

Hoje em dia as pessoas passam muito tempo de suas vidas trabalhando em ambientes internos (seja em casa ou no escritório), porém pouco se fala sobre a poluição interna dos ambientes.

Estamos tão focados na poluição causada pelas fábricas e automóveis que nos esquecemos que um ambiente interno pode ser até 100 vezes mais poluído do que um ambiente externo.

Qualidade do ar no escritório e a síndrome do edifício doente

Produtividade e qualidade do ar:

Um estudo da Harvard T.H. Chan School of Public Health demonstrou que qualidade do ar e nossa capacidade cognitiva estão intimamente relacionadas.  Outros estudos comprovam que ambientes saudáveis, com boa iluminação, boa qualidade do ar, entre outros fatores, podem gerar aumentos de 8% a 11% na produtividade.

Além do mais, a má qualidade do ar interno da empresa pode causar absenteísmo exagerado, que gera despesas por afastamento dos funcionários.

Cuidar da qualidade do ar do seu escritório é um excelente investimento. Além de proporcionar um ambiente mais agradável aos funcionários, a qualidade de vida deles irá aumentar e provavelmente o absenteísmo vai diminuir.

Como melhorar a qualidade do ar do meu escritório?

É muito simples melhorar a qualidade do ar do seu escritório para aumentar a produtividade dos seus funcionários. Veja as dicas a seguir.

    • Coloque algumas plantas no escritório. Elas podem ajudar a melhorar a qualidade do ar.
    • Mantenha a limpeza e manutenção do ar condicionado sempre em dia.
  • Limpeza é essencial! Não precisamos nem dizer que manter uma rotina de limpeza do escritório, além de deixar o ambiente visualmente agradável, melhora a qualidade de vida dos funcionários.

[INFOGRÁFICO DAS DICAS DE COMO MELHORAR A QUALIDADE DO AR DO ESCRITÓRIO]

Gostou? Compartilhe com algum amigo, conhecido ou até mesmo seu chefe para que mais pessoas usufruam de uma melhor qualidade de vida em seus locais de trabalho.

banner-airfree-ptPowered by Rock Convert
Close Menu