O outono e as alergias respiratórias

Table of Contents

Esta semana vamos falar das alergias que afetam muitos de nós, nesta estação. E como hoje, 1 de Outubro, se comemora o Dia Internacional do Idoso, aproveitamos para lembrar que as doenças respiratórias se intensificam na 3ª Idade…

O Outono já se instalou a semana passada, ainda com bastante calor, mas que sabemos ter os dias contados, como é próprio desta estação altamente propícia a alergias.
As quedas de temperatura e, sobretudo, o aumento da humidade vêm substituir a “culpa primaveril” dos polenes. De facto, a humidade dentro das casas, que traz o desenvolvimneto de mofos e bolores, e os ácaros, “fiéis companheiros” de colchões, almofadas, mantas e peluches, são os principais responsáveis pelos problemas alérgicos, potenciados também pelas constipações e gripes da época…

E se, com o frio, tendemos a ficar cada vez mais em ambientes internos fechados (que podem estar de 2 a 100 vezes mais poluídos do que o ambiente externo), ficar em casa nestes meses requer alguns cuidados, sobretudo nos mais sensíveis ao desencadear de reações tóxicas e infeções.

Entre os principais microrganismos que se aproveitam das altas humidades para se desenvolverem, estão os fungos (especialmente o mofo) e os ácaros .
Estes seres microscópicos habitam principalmente nas nossas camas, onde aproveitam as altas humidades do ambiente e do nosso corpo para proliferarem. Nutrição para eles também não falta, já que se alimentam principalmente das escamas de pele que libertamos todas as noites (e num ano perdemos 500 gr de pele!)
Cerca de 100 mil ácaros são alimentados com 1,5 g de pele e estima-se que o número deles ande à roda de 2 milhões dentro de um colchão.

Estudos realizados sobre o tema apontam para números de 40.000 desta espécie de aracnídeos por grama de poeira num colchão, mas sabe-se que apenas 100 ácaros por grama são capazes de dar iníco a uma “sessão” de espirros, e 500 podem originar crises mais graves para os alérgicos.

Cuidar da casa e de si!

Sendo impossível que nos livremos completamente de tais hóspedes (mesmo indesejados!), alguns cuidados podemos ter, no entanto, para reduzir a quantidade de fungos e ácaros em casa:

  • Quando possível, areje as divisões da casa, especialmente casas de banho e também a cozinha, após a confecção de alimentos;
  • Conserte vazamentos e infiltrações num período máximo de 48 horas;
  • Não faça a cama logo que se levanta, para dissipar a humidade libertada pelo corpo;
  • Lave as roupas de cama semanalmente, a temperaturas superiores a 55 °C;
  • O mesmo procedimento pode ser tomado para roupas guardadas por longos períodos no armário, desde que a água quente não as desbote;
  • No final da estação embale as peças que já não vai usar, depois de serem limpas a vácuo, para evitar que os microrganismos proliferem até ao próximo outono.

Saiba mais no seguinte link.

Melhor qualidade de vida no conforto do lar

Mais do que fiéis companheiros e atrativos “objetos” de decoração, os Purificadores de Ar Airfree são indispensáveis nesta altura do ano para tratar o ar que se respira em casa, prevenindo e aliviando as crises alérgicas.
Eles são até 99% eficientes a destruir esporos de mofo no ar, bactérias, vírus, alérgenos do ácaro e da poeira, representando os melhores aliados no conforto e qualidade de vida de toda a família.
Ao promover a limpeza do ar, via de transmissão de alérgenos entre a fonte de contaminação e o alérgico, estes purificadores, através do sistema patenteado Airfree Sterilization System, esterilizam o ar a altas temperaturas no interior dos aparelhos (sem no entanto aquecer os ambientes), até que 99% dos microrganismos sejam destruídos e o ar retorne, purificado, aos ambientes.

Atenção redobrada coma 3ª idade

O problema das alergias requer cada vez maior atenção, já que o envelhecimento natural, a poluição das grandes cidades, o tabagismo e, muitas vezes, a atividade profissional, são fatores que podem contribuir para o instalar de doenças pulmonares (também conhecidas como doenças respiratórias) do tipo crónica, como a asma e o enfisema, as quais têm vindo a aumentar nos grandes centros urbanos…

E sobretudo quando a idade avança!

Ao longo da vida os pulmões – órgãos responsáveis pela oxigenação do sangue – vão perdendo elasticidade, e a musculatura do tórax perde a capacidade de eliminar secreções pela tosse e de respirar profundamente. Ao diminuírem a sua atividade, os cílios responsáveis pela filtragem do ar causam um acumular de secreções que favorece a inflamação e reduz a capacidade aeróbica dos indivíduos, aumentando a dificuldade de realizarem atividades no dia-a-dia.
É fundamental dar especial atenção a estes casos, através do médico de família e do encaminhamento para consulta especializada.
A prática de exercício físico supervisionado, uma alimentação saudável e os referidos cuidados com a habitação são fatores a ter sempre em conta.

Também a propósito da 3ªidade:

1 DE OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

Este Dia foi instituído em 1991 pela ONU – Organização das Nações Unidas, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
A mensagem deste Dia, em que decorrem várias iniciativas desportivas e de socialização para os mais velhos, lembra também a importância de não os esquecer e lhes dar mais carinho, valorizando o enorme contributo de experiência de vida de que são portadores…
Em 2015, o 25º Dia Internacional das Pessoas Idosas tem como tema: “Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades”.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas