O mofo é mesmo um inimigo a se combater, saiba porquê

Table of Contents

Vimos recentemente a relação entre Alergias e Mofo. Mas estes fungos são também responsáveis por outro tipo de problemas, talvez desconhecidos das populações, como infeções, efeitos tóxicos e estados depressivos…

Infeções
 – Estudos publicados demonstram que o mofo está na origem de surtos de infeções fúngicas que levam a complicações graves, e até à morte.
Designadamente os indivíduos com sistemas imunológicos enfraquecidos possuem elevado risco de as adquirir através de fungos, denominados nesse caso como patógenos oportunistas. Estão incluídos, neste grupo de risco, idosos, pacientes com Sida, pacientes com cancro ou sob tratamento para o cancro e indivíduos transplantados.
Por isso este tipo de infeção está a tornar-se cada vez mais comum nos últimos anos devido a mudanças na forma como a população lhes está suscetível.

 

Efeitos tóxicos – O mofo liberta substâncias chamadas micotoxinas, que por sua vez aumentam a proliferação do próprio mofo.
É por isso que ele é responsável por certas reações tóxicas que podem mesmo levar ao cancro… Isto segundo um estudo conduzido pelo CDC / Center of Diseases Control – organismo norte-americano ligado à saúde pública.


ESTADOS DEPRESSIVOS


Está provada a sua ligação com a existência de Mofo nas casas!

Diversas pesquisas sobre o tema realizadas um pouco por todo o Mundo têm concluído existir uma ligação entre a existência de mofo nas casas e a possibilidade de ele ser causa de depressão entre os seus moradores…

Segundo um estudo publicado no American Journal of Public Health, como resultado de uma investigação conduzida junto a cerca 6.000 adultos europeus de 8 cidades, existe ligação entre residências húmidas e com mofo e sintomas depressivos, tais como a diminuição do apetite, baixa auto-estima e distúrbios do sono. 

Conduzido pelo Dr. Edmond D. Shenassa, professor e investigador na Universidade de Maryland (EUA), este estudo aponta, como outros fatores responsáveis por essa associação, o sentimento de falta de controlo do ambiente, bem como efeitos na saúde causados pelo mofo, a exemplo da fadiga, falta de ar, irritação no nariz e na garganta.
E se o doente sente que não melhora por causa das condições do espaço em que vive, isso pode afetar a sua mente, explica este pesquisador e epidemiologista.

Tb. a Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com entidades ligadas à saúde pública apresenta estudos em que se verificou que os sinais de depressão resultavam das doenças físicas provocadas pelo mofo, tais como a fadiga, resfriados e problemas de garganta, e não necessariamente de condições socioeconómicas como a crise ou o desemprego…

A comprová-lo, um estudo realizado em 3.000 residências demonstrou  que a  ocorrência de depressão em locais com mofo foi de 1 para  cada 5 pessoas, ao passo que esta média é de uma em cada dez para aquelas que  vivem em espaços onde estes fungos não proliferam…
Ficou assim  demonstrado que um ambiente saudável é fundamental, não apenas para a saúde física, mas para a saúde psíquica das pessoas. 

CONSELHOS PARA UMA “OPERAÇÃO LIMPEZA”!

Na luta contra o mofo, após identificar os locais onde ele se instalou, utilize um pano ou esponja com a seguinte solução: 1 copo de cloro diluído em 1 litro de água. Esfregue o local com essa solução, e em seguida, limpe-o novamente com água e detergente. Deixe secar.

Atenção! Nunca misture produtos à base de cloro com produtos à base de amónia, pois o resultado dessa mistura é extremamente tóxico.
Quando possível, após a limpeza deixe os objetos expostos ao sol. Isto é importante, pois se forem guardados húmidos estarão mais susceptíveis à contaminação.
Materiais porosos, como madeira, tecidos, almofadas e colchões têm facilidade em reter água e permitem que a contaminação se instale profundamente, tornando difícil a sua limpeza. No caso de objetos porosos que tenham sido contaminados, o ideal é descartá-los.
E…Cuidado! Utilize luvas, máscaras, avental, e mantenha o ambiente arejado durante a limpeza de locais contaminados por fungos.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas