Segundo a OMS, poluição do ar é cancerígena.

Table of Contents

A notícia é naturalmente preocupante… Pela 1ª vez a poluição do ar é considerada cancerígena, e quem o afirma é a OMS – Organização Mundial de Saúde.

O alerta foi feito pelo Centro Internacional para a Investigação do Cancro (IARC), depois de estudos que apontam a poluição atmosférica como a principal causa ambiental do cancro, em humanos.

Depois de terem analisado estudos envolvendo milhares de pessoas cujo quadro clínico foi seguido durante várias décadas, peritos deste centro internacional concluíram que “a exposição à poluição atmosférica causa cancro do pulmão, e pode aumentar o risco de cancro da bexiga”.

Sabe-se que a poluição atmosférica tem vindo a aumentar em todo o Mundo, sobretudo nas zonas mais industrializadas. Em consequência aumentaram também, significativamente, os níveis de exposição a que as populações estão sujeitas!
Em números, este estudo aponta para dados de 2010, segundo os quais 223 mil mortes por cancro do pulmão foram causadas pela poluição do ar!

Na origem desta poluição do ar que respiramos, o IARC aponta uma mistura de substâncias, designadamente a queima de combustíveis no setor de transportes, a geração de energia estacionária, as emissões industriais e agrícolas, e, nas residências, o aquecimento e o cozimento.

 

“Um sinal para agir”, dizem os especialistas…
Já se sabia que a poluição aumenta os riscos de diversas doenças, designadamente respiratórias e cardiovasculares, mas a atual associação ao risco de cancro é preocupante para as populações e deve servir também como um alerta para os governantes.

Segundo o Dr.Christopher Wild, diretor do IARC, “classificar a poluição do ar exterior como carcinogénica para humanos é um passo importante…
“Há formas efetivas de reduzir a poluição do ar e, dada a escala de exposição que afeta as pessoas ao redor do Mundo, este relatório deve enviar um sinal forte para a comunidade internacional agir sem mais atrasos”, afirma o especialista.

WWW.THELANCET.COM
A revista “The Lancet Oncology”, líder em todo o Mundo nas publicações médicas especializadas, é referida como um veículo de atualização dos interessados neste tema.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas