Escova de dentes e reciclagem. O que precisa saber sobre isso?

Table of Contents

É sabido que nas escovas de dentes se aglomeram muitos fungos e bactérias, que devem ser substituídas a cada três meses, ou até menos, dependendo de situações especiais.

E o que diz o Ambiente sobre o que fazer a tantos milhões de escovas descartadas diariamente, em todo o mundo? Pois… é um problema!

escova de dente usada
o que fazer com a escova de dente velha?

Por isso existem iniciativas especialmente dedicadas a crianças e jovens, como esta que tem lugar já amanhã, 3ª feira dia 21, no Complexo Desportivo do Jamor (Estádio Nacional).

Denominado “ToothBrush Lovers” – “Doidos por Escovas de Dentes”, o evento é desenvolvido no âmbito do Projeto “EcoEscovinha”, promovido pela Associação MOMS – Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis, cuja missão assenta na promoção de estilos de vida saudáveis para as crianças e jovens, através da mobilização e alerta da comunidade em geral, na promoção de práticas corretas de escovagem de dentes e troca regular da escova como forma de prevenção de doenças orais, e também um contributo para a redução da emissão de GEE’s (Gases com Efeito de Estufa) através da recolha e reciclagem das escovas usadas.(ver nota final)

Entre as 10 e as 18 horas decorrem várias atividades, sendo que pelas 13,30h, 2.500 pessoas vão tentar bater o record mundial da maior escovagem de dentes coletiva e da maior recolha de escovas de dentes usadas para reciclar.
Será também feita a entrega de prémios às escolas vencedoras dos concursos (“O EcoEscovão mais Criativo” e “Escola que mais Recolhe Escovas Usadas”), realizados durante o ano letivo 2014/2015, e onde participaram mais de 200 escolas a recolher uma quantidade superior a 23.000 unidades… – cerca de 335Kg de escovas!

As escovas usadas recolhidas durante esta iniciativa vão ser recicladas, num operador licenciado para a reciclagem de plásticos mistos, e posteriormente transformadas em bancos de jardim produzidos em plástico reciclado.

O “ToothBrush Lovers” – “Doidos por Escovas de Dentes e o Projeto “Eco¬Escovinha” é promovido pela Associação MOMS e conta com o apoio da Quercus, da SPEMD (Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária), do Projeto SOBE da DGS (Direção Geral de Saúde), da Extruplás, da Clínica EspecialDente e da Fapil.

Nota: Perguntámos à Dra. Carmen Lima, Técnica do Centro de Informação de Resíduos da Quercus, o que devemos fazer às nossas escovas de dentes usadas…

Percebemos que colocá-las no Ecoponto de plásticos pode ser uma solução, mas não a melhor quando o objetivo for a reciclagem, e que o ideal seria a entrega nas escolas aderentes à Campanha… – o que no entanto pode não ser prático para quem não tiver filhos ou netos em idade escolar.

Mas a especialista diz-nos estar a Quercus desde há algum tempo a trabalhar em opções mais viáveis para toda a população, sendo uma hipótese a futura entrega das escovas em cadeias de supermercados.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas