Dor de cabeça e falta de ar. O que pode ser?

Dor de cabeça e falta de ar. O que pode ser?

São vários os problemas de saúde que causam dor de cabeça e falta de ar, em conjunto ou separadamente. Veja, neste artigo, algumas doenças que podem estar ligadas a estes sintomas…

Em tempos do novo coronavírus (SARS- CoV-2), é importante ficar atento a todos os sintomas, como por exemplo a dor de cabeça e a falta de ar. Em geral, estes sintomas são acompanhados por outros, como a coriza, tosse produtiva (com catarro) ou seca, dor de garganta, febre e dores.

Os sintomas registados têm variados índices de gravidade, indo desde os mais leves, como os de um resfriado, até aos mais severos, que incluem a falta de ar, podendo levar à hospitalização. No entanto, várias pessoas permanecem assintomáticas, apesar de serem capazes de transmitir o vírus do Covid-19. 

Mas existem outros vírus que também afetam o trato respiratório e podem causar os sintomas de dor de cabeça e falta de ar.  É o caso do vírus da gripe, ou Influenza, que pode causar os mesmos sintomas do coronavírus (SARS-CoV-2). E sendo assim, apenas um diagnóstico laboratorial pode confirmar de que vírus se trata. 

Como cada indivíduo reage ao vírus da gripe

Na maioria dos casos, o próprio vírus não leva à falta de ar. Contudo, ele pode abrir portas para infeções por outros patógenos, como bactérias causadoras da pneumonia, que causam, entre outros sintomas, a falta de ar.

A hipertensão arterial, ou pressão alta, também pode causar sintomas de dor de cabeça e falta de ar. Apesar de isso não ser muito frequente, já que no geral se trata de uma doença silenciosa.

É importante referir que este texto tem caráter meramente informativo e nunca poderá substituir uma consulta ao médico, no caso de a pessoa que o lê estar a apresentar estes sintomas.  Somente um especialista poderá definir o procedimento correto, que pode ir desde inalações e administração de antiinflamatórios, até à medicação para controle da pressão arterial. No entanto, seja qual for o caso, existe sempre algo que podemos fazer pelo nosso bem-estar, como por exemplo seguir uma dieta rica em vegetais e leguminosas, além da ingestão de água, regularmente.


Para mais conteúdo exclusivo, ligue-se ao nosso blogue!

Ligue-se ao nosso site aqui

banner-airfree-ptPowered by Rock Convert