Países unidos em prol do clima

Table of Contents

A Conferência da ONU sobre o Clima, que começa na próxima segunda-feira em Paris, está na origem de um movimento internacional que visa mobilizar todos os países para o sucesso de um Acordo. A Quercus participa com ações em Lisboa, no Porto e em Coimbra.

No fim-de-semana que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), em Paris, centenas de milhares de pessoas em todo o mundo irão para a rua, integradas em mais de 2000 eventos repartidos por 150 países, para “aquecer” os governantes e exigir que cheguem a um compromisso para um novo acordo global em Dezembro. Também em Portugal vários cidadãos, movimentos e Associações participam nestas iniciativas, estando a Quercus presente em três delas, em Lisboa, no Porto, e em Coimbra.

Em todo o Mundo, os cidadãos irão exigir aos governos que consigam chegar a um acordo que ajude a acabar com a exploração dos combustíveis fósseis; que financie uma transição justa para 100% de energia renovável para todos; e que proteja as comunidades mais vulneráveis aos piores impactes das alterações climáticas.
São vários os eventos programados como concertos, passeios de bicicleta, debates, projeção de filmes e, claro, marchas, em cidades que são símbolos como São Paulo, Madrid, Manila, Londres, entre outras – Lisboa e Porto incluídas.

Como o Clima afeta o essencial das nossas vidas…

Diferentes vozes, de diferentes espaços de intervenção pública, irão juntar-se para mostrar que a luta climática afeta muito do essencial das nossas vidas, desde a equidade à pobreza, desde a alimentação à energia, à água, ao trabalho, segurança e direitos humanos.
A ideia é que, através destas manifestações se torne mais difícil aos líderes políticos, ministros e negociadores reunidos em Paris resistir a este momento de mudança. Centenas de milhares de pessoas irão para a rua exigir aos líderes que entrem no barco na transição para um Mundo mais seguro, mais estável, alimentado a energia renovável – porque isto faz sentido para todos, para os ecossistemas, para as economias e para as sociedades.

MOBILIZAÇÃO EM PORTUGAL

No âmbito desta ação global, estão previstas várias iniciativas em diversas cidades de Portugal. A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, também se associa a este movimento internacional, estando presente em três iniciativas (em Lisboa, no Porto e em Coimbra), apelando por isso à participação dos seus membros, voluntários e de todos os cidadãos nacionais. Conheça as principais ações em Portugal:

Domingo, dia 29, às 15.00h

LISBOA – Marcha Mundial do Clima

O ponto de partida será no Martim Moniz (às 15h) com destino à Alameda (junto da Fonte), passando pela Avenida Almirante Reis. O objetivo passa pela concentração de pessoas no jardim da Alameda e, se possível, por fazer com que os que estão ao redor também participem. Pede-se aos participantes para irem de verde.

Domingo, dia 29, às 15.00h

PORTO – Porto Pelo Ambiente

A concentração será no Largo do Terreiro e será tomada a direção do adro da Câmara Municipal do Porto, com o objetivo de caminhar segurando uma corda única (pede-se aos participantes que tragam a sua) e formando um enorme cordão humano pelas ruas da cidade.
O trajeto é curto para possibilitar a adesão de pais com crianças e idosos.

Domingo, dia 29, às 15.00h

COIMBRA – Sustenta’Terra, Sustenta’ Vida

Os participantes juntar-se-ão na Praça da República, de onde partirá uma marcha pelo clima até ao Largo da Portagem, com a duração de cerca de 30 minutos. No Jardim da Sereia estará um espaço com uma tela gigante onde todos poderão deixar o seu contributo. Os participantes deverão trazer vestida uma camisola branca e corações verdes ou azuis, feitos em cartolina.

TOME NOTA

Na página de internet do Global Climate March é possível conhecer todas as ações previstas em Portugal e no resto do mundo.
(http://globalclimatemarch.org/en/)

Para mais informações contactar:

– Nuno Sequeira, Marcha pelo Clima – Lisboa
Tlf: + 351 937788474 | nunosequeira@quercus.pt

– João Branco, Marcha pelo Clima – Porto
Tlf: + 351 937788472 | joaobranco@quercus.pt

– Paulo Andrade, Marcha pelo Clima – Coimbra
Tlf: +351 927986157 | coimbra@quercus.pt

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas