Atenção a sua hipertensão

Table of Contents

Considerada como o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças coronárias, a hipertensão arterial (HTA) tem uma prevalência de 42,2% na nossa população

hipertensao
atenção a sua hipertensão

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) tem vindo a promover várias atividades junto da comunidade, visando sensibilizar os cidadãos para a importância da prevenção, da deteção precoce e do tratamento atempado da hipertensão arterial (HTA)

A 17 de maio, que assinala o Dia Mundial desta doença, a SPH volta a lembrar a necessidade de conhecer e controlar os valores da tensão arterial, reduzindo o consumo de sal e praticando regularmente exercício físico, entre outras boas práticas de vida.

Sobre este objetivo de “promover a qualidade de vida sem altas pressões” colocámos algumas perguntas ao Presidente da SPH, Professor José Mesquita Bastos…

 – Quais os motivos que levam ao instalar da HTA?

Estão identificados vários fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento de hipertensão arterial.

Alguns, tais como a idade e a história familiar, não podem ser controlados.

Mas os fatores de risco relacionados com atitudes, comportamentos e estilos de vida pouco saudáveis poderão, quando corrigidos, prevenir o aparecimento de hipertensão arterial. Assim, podemos ter um papel ativo na prevenção desta doença, através da adoção de hábitos de vida saudáveis.

 – Números em Portugal?

Uma parte substancial da população portuguesa tem hipertensão arterial. O estudo PHYSA (Portuguese Hypertension and Salt Study) revelou que 42,2% da população sofre da doença.

– E quais as suas implicações…  É de facto o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares?

É o aparecimento de um quadro de hipertensão. Se não for controlada, a hipertensão vai danificando vários órgãos ao longo do tempo e pode ocasionar diversos problemas de saúde, entre os quais: enfarte agudo do miocárdio, angina de peito e insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, perda de visão, disfunção eréctil e doença vascular periférica.

– Que cuidados devemos ter para manter a pressão arterial estável?

São vários os cuidados que devemos ter para manter a tensão arterial dentro dos valores normais e, assim, evitar o aparecimento da hipertensão ou mantê-la controlada.

Um dos mais importantes é reduzir o consumo de sal na alimentação. O sal em excesso é responsável pelo desenvolvimento de hipertensão e doenças cardiovasculares. Na realidade, o nosso organismo necessita apenas de 2 gramas de sal por dia e os portugueses estão a consumir em média 10,6 gramas/dia.

De mãos dadas com a redução de sal vem a alimentação saudável. Devemos consumir regularmente frutas, legumes, lacticínios magros, carnes brancas e gorduras saudáveis, como o azeite.

São de evitar as refeições pré-confecionadas, bem como os snacks salgados, refrigerantes, carnes vermelhas e gorduras como a margarina e a banha.

Outro conselho é que devemos medir regularmente a pressão arterial e não só quando se vai ao médico e/ou à farmácia.

Por último, mas não menos importante, vem a prática diária de exercício físico…E bastam trinta minutos de atividade física por dia para ajudar a prevenir o desenvolvimento da hipertensão.

– Mesmo que a pessoa siga a sua medicação, sem falhas, o que pode fazer em SOS, se se registar uma subida anormal de valores?

Uma subida anormal da tensão arterial é uma situação potencialmente grave, pelo que o doente deve ser visto pelo médico o mais rapidamente possível, para se poder atuar de forma atempada.

A pessoa tem valores de pressão arterial normais quando apresenta ambos os valores abaixo de 130/85mmHg (medição em casa) ou 140/90 mmHg (medição no médico ou farmácia). Por outro lado, uma pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão está igual ou acima de 140/90mmHg.

 “CONHECE OS TEUS NÚMEROS”.

O Dia Mundial da Hipertensão assinala-se anualmente desde 2005.

A 17 de maio são realizados rastreios gratuitos à pressão arterial por várias instituições de saúde, de forma a alertar e prevenir a população para as consequências da hipertensão no organismo, com especial destaque para o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

“Conhece os teus números” é o tema do Dia Mundial da Hipertensão 2016, com o objetivo de fomentar a observação regular da pressão arterial na população.

Contatos úteis: http://www.sphta.org.pt / Tel.: 217 960 097

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas