ANAFILAXIA, UMA RESPOSTA ALÉRGICA A CONHECER E PREVENIR

Table of Contents

É fundamental que seja reconhecida para ter tratamento correto e imediato… Falamos da anafilaxia.

A anafilaxia é uma reação alérgica aguda, generalizada, potencialmente grave e ocasionalmente mortal. Os sintomas podem iniciar-se de imediato ou nas duas horas seguintes à exposição ao agente causador.

A propósito da Semana Mundial da Alergia, que acaba de decorrer, O Centro de Alergia do Hospital CUF Descobertas promoveu um rastreio gratuito, aberto à população, numa iniciativa cujo lema “Anafilaxia – Quando as alergias podem ser graves e fatais”, contou com o apoio da Associação Portuguesa de Asmáticos e Alérgicos.

A importância do tema nesta “semana mundial” é tanto maior quanto é facto que a anafilaxia não é do conhecimento de grande parte da população…

Mas é sem dúvida uma das reações alérgicas mais graves, que pode resultar em dificuldade respiratória, perda de consciência ou mesmo morte se não for imediatamente tratada, conforme alerta o Dr. Mário Morais de Almeida, Coordenador do Centro de Alergia do Hospital CUF Descobertas.

O imunoalergologista diz que a anafilaxia “pode ocorrer em qualquer criança após ter sido exposta a uma substância a que é alérgica, pelo que o diagnóstico precoce das alergias na idade infantil é importante”. E acrescenta:
“Os sintomas de anafilaxia podem incluir prurido cutâneo (comichão), urticária e / ou edema dos lábios, língua, pálpebras ou outras regiões do corpo, tosse, dificuldade respiratória ou pieira, náuseas e vómitos, cólicas abdominais e diarreia”.

Na criança, as causas mais frequentes de anafilaxia estão relacionadas com alimentos, como o leite de vaca, ovo, amendoim, frutos secos (noz, avelã, amêndoa), frutos frescos, marisco, peixe e trigo. Outras causas possíveis são os medicamentos, como é o caso dos anti-inflamatórios e dos antibióticos, o frio ou as picadas de insetos (abelhas e vespas).

CONSELHOS…

Na ocorrência de sintomas alérgicos graves, o Centro de Alergia aconselha a que se ligue para a linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou que o paciente seja conduzido, de imediato, a um serviço de urgência, onde lhe será administrada adrenalina, para além de outros tratamentos.

E faz um alerta aos pais: “Se o seu filho alguma vez teve uma reação anafilática deverá informar o pessoal escolar acerca das alergias graves da criança ou do jovem, para que o possam ajudar na evicção ou a iniciar o tratamento necessário. A criança deve ser observada por um imunoalergologista para determinar a causa exata de anafilaxia e a sua correta orientação, nomeadamente indicando o uso de dispositivos para auto-administração de adrenalina.”

Sobre este Centro de Alergia

A Imunoalergologia do hospitalCUF Descobertas é um dos centros nacionais públicos ou privados com maior número de casos tratados em todos os grupos etários. Funcionando de forma integrada com as restantes unidades da rede Saúde CUF, permite obter sinergias de atuação clínica e uma mais abrangente acessibilidade aos cuidados diferenciados das doenças alérgicas.

Com vários gabinetes de consulta, uma unidade de hospital de dia e um laboratório de função respiratória, realiza uma diversificada oferta de consultas e exames, nomeadamente estudos das vias aéreas superiores e inferiores, do latente ao adulto, apostando na qualidade de vida do cliente e dos seus conviventes.

Segundo este Centro de Alergia, a sua visão de alcançar um nível de excelência na prestação de cuidados pode ser avaliada por ser um dos poucos centros nacionais a quem é reconhecida a capacidade total para formação de especialistas nesta área médica. (www.cufdescobertas.pt)

WAO ORGANIZA A “SEMANA”…

A realização de uma “Semana Mundial de Alergia” está a cargo da WAO – World Allergy Organization, que promove esta e outras iniciativas no campo das doenças alérgicas. A WAO é uma aliança internacional que congrega largas dezenas de sociedades de alergia, asma e imunologia. Fundada em 1951, organiza regularmente várias atividades, nomeadamente ações de formação, simpósios e congressos para alergistas e imunologistas em todo o mundo, e tem como principal objetivo desenvolver planos de ação nacionais que promovam a prevenção de doenças alérgicas e tolerância imunológica, a fim de reduzir o encargo e o sofrimento gerado pelas doenças alérgicas.

DADOS E NÚMEROS…

– As alergias são a sexta doença mais frequente no mundo, estimando-se que afetam mais de 10 por cento da população mundial, e quase um terço dos portugueses. Representam uma resposta exagerada do sistema de defesa do corpo humano a uma substância presente no ambiente, que por si só não seria uma agressão para o organismo.

– As reações alérgicas graves potencialmente fatais (anafilaxia) provocadas por alergia alimentar estão a crescer na população mais jovem.

– Os dados epidemiológicos mostram uma incidência da anafilaxia na Europa entre 1,5 a 8 por 100.000 pessoas / ano, com um aumento de casos nos últimos 20 anos.

– Abaixo dos 18 anos de idade, os alimentos são a principal causa das alergias e as mais frequentes são à proteína do leite de vaca e à do ovo.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas