Água: Um bem público a serviço da nossa consciência!

Table of Contents

Sabia que cada português consome, em média, 195 litros de água por dia? E que para produzir uma única das fatias de pão que consumimos são necessários 48 litros de água?
Números que dão que pensar e que a Deco equaciona, entre muitos outros, em Campanha que fala à consciência de cada um de nós…

Até final de Setembro, e com o Apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos doConsumidor, a Deco promove a Campanha Informativa “Água: Um bem essencial ao seu serviço”, cujo mote – Vamos poupar hoje para ter amanhã – visa sensibilizar os consumidores para a importância do uso eficiente de água e alertar para as perdas e desperdícios deste bem público, indispensável à vida.Logo da Campanha

Através de sessões informativas em todo o território nacional, a Deco quer não só sensibilizar os consumidores para a importância de uma utilização sensata da água, mas também mostrar que o consumo deste bem essencial pode ser um assunto social delicado… Isto porque muitos consumidores economicamente vulneráveis precisam de ajuda para reduzir a fatura da água, e de informação sobre tarifários especiais adequados à sua situação financeira, a exemplo das famílias numerosas ou com baixos rendimentos.

Assim, ensinar a ler corretamente a fatura, a questionar e compreender as diferentes terminologias, preços e consumos dessa fatura e, ainda, conhecer a organização do sector da água (que possui mais de 500 entidades gestoras em todo o País), para melhorar encaminhar uma reclamação em caso de conflito, são outros objetivos deste programa.

OBJETIVO: DESPERDIÇAR MENOS!

Cada português consome, em média, 195 litros de água por dia. Parece engano, mas não é. Basta pensar em todos os momentos em que usamos água: descargas sanitárias, banho, máquina de lavar roupa e loiça, cozinhar e beber. E há ainda o consumo escondido. Para produzir 1 fatia de pão são precisos 48 litros de água e para fazer 1 par de calças de ganga gastam-se 9.982 litros.

Mas poupar é possível. Aprender a identificar as ações do dia-a-dia onde se desperdiça mais água e seguir algumas dicas que a Deco faculta são gestos simples que podem ajudar a reduzir a fatura do fim do mês, ao mesmo tempo que reduzem a pegada hídrica no ambiente.

Na cozinha

  • Beba água da torneira, porque 98,2% é controlada e de boa qualidade.
  • Use as máquinas de lavar com carga completa e sem recorrer a ciclos como a pré-lavagem. Escolha um programa, de acordo com o grau de sujidade. Ciclos longos gastam mais água.
  • Se lavar a loiça à mão, não deixe a torneira correr. Encha um dos lados do lava loiça ou uma pequena bacia com água limpa para retirar o detergente da loiça lavada.
  • Para cozinhar, prefira o vapor ou a panela de pressão, porque poupa água, preserva as vitaminas e melhora o sabor.

Na casa de banho

  • Prefira duches a banhos de imersão. Tome duches curtos. Evite a torneira aberta mais de 5 minutos e feche-a para se ensaboar.
  • Reduza ao mínimo o uso de água para lavagens, fazer barba, lavar os dentes ou as mãos. Feche as torneiras.
  • Não utilize a sanita como cesto do lixo, evitando assim descargas desnecessárias e poupando 10 a 15 litros de cada vez.
  • Opte por autoclismo com descarga dupla.

No exterior

  • Para lavar o carro, use um balde e uma esponja.
  • Regue o jardim ao início ou final do dia, quando a evaporação é menor.
  • Reutilize águas residuais relativamente limpas para regar o jardim ou lavar os pavimentos exteriores. Pode usar a água de lavar a fruta ou os legumes, por exemplo.dicas_agua

Para saber DATAS E LOCAIS das Sessões Informativas, o consumidor pode contatar as delegações Deco mais próximas da sua área de residência…

Lisboa – Sede
Tel.: 21 371 02 00
E-mail: decolx@deco.pt

Minho
Tel.: 258 821 083
Email: deco.minho@deco.pt

Norte
Tel.: 22 339 19 60
Email: deco.norte@deco.pt

Coimbra
Tel.: 239 841 004
Email deco.coimbra@deco.pt

Santarém
Tel.: 243 329 950
E-mail: deco.santarém@deco.pt

Évora
Tel.: 266 744 564
Email: deco.evora@deco.pt

Faro
Tel.: 289 863 103

Agradecimentos:
Fátima Sampaio – Gabinete de Novas Iniciativas da DECO
 – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas