A propósito do dia internacional da Yoga

Table of Contents

LUZ É FUTURO!

Vinte e um de Junho, dia do ano com mais Sol e Luz (Solstício de Verão). Esta é a data que assinala o Dia Internacional do Yoga, cujo tema deste ano, “Luz é Futuro”, não podia transmitir melhor a filosofia por detrás desta arte milenar – Paz e Harmonia, de corpo e mente.

Por estes dias é enorme a atividade na Confederação Portuguesa do Yoga… Atividade e entusiasmo, ou não fosse 2015 o ano em que se comemora oficialmente o Dia Internacional do Yoga, data que é devida a esta Confederação.

Explicando: este Dia foi criado em 2001 pelo Mestre internacional do Yoga, Jorge Veiga e Castro, comemorando-se desde 2002.

No entanto só em Dezembro de 2014 seria oficializado, pelas Nações Unidas, como Dia Internacional do Yoga.

Assim, 2015 marca o início das comemorações após a oficialização, sendo Lisboa um dos focos centrais de diversas atividades que celebram a data.

Por exemplo, no sábado dia 20 realiza-se pelas 9,30h, na Fundação Champalimaud (Auditório), perto da Torre de Belém, a Conferência Mundial do DARSHANA, onde estarão presentes Mestres do Yoga de todo o mundo.

E pelas 14h terão lugar demonstrações do Yoga Avançado.

Demonstração do Yoga Avançado. Foto cedida pela Confederação Portuguesa do Yoga
Demonstração do Yoga Avançado. Foto cedida pela Confederação Portuguesa do Yoga

Já no domingo, 21, será na Pista de Atletismo Prof. Moniz Pereira (Alta de Lisboa) que decorrerão aulas de Yoga a nível global, num dia repleto de atividades a que os interessados podem aceder através do site www.confederacaoportuguesadoyoga.com.pt

Esta Confederação forma instrutores, professores e Mestres que ensinam o Yoga com as suas 14 disciplinas técnicas de origem, ao mesmo tempo que promove o ensino do Yoga Sámkhya (Yoga é a prática, enquanto o Sámkhya é a filosofia que está por detrás da prática) em aulas para vários níveis de desenvolvimento, adaptadas a todas as idades.

MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS!

São tantos, na promoção da saúde e bem-estar, que seria moroso enumerar todos. Mas, de forma resumida, o Yoga:

Confere musculatura e flexibilidade, boa forma e resistência; mantém um peso saudável; combate o stress; fortalece o sistema imunitário; fomenta um sono de melhor qualidade; proporciona uma sensação de auto confiança e felicidade, ensinando a manter um emocional positivo e altamente criativo…

Tudo razões para que sejam, em número cada vez maior, os praticantes, em Portugal e no mundo.

Era uma vez…

Nascido na atual Índia e Paquistão no Vale do Indo, o Yoga tem oficialmente cerca de 6.000 anos, mas só foi codificado pela primeira vez há 2.300 anos, pelo Mestre Patañjali, já que até então os seus ensinamentos “apenas” se transmitiam de Mestre para discípulo.

Agradecimentos:

Confederação Portuguesa do Yoga

Para informações – Tel.: 21 780 28 10

www.InternationaldayofYoga.com


Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas