Vamos também salvar vidas?

Table of Contents

Circula em nós e nós circulamos por causa dele. Só que às vezes apenas o lembramos em casos de urgência…

Sangue, a vida de que muitos podem necessitar, inesperadamente ou de forma contínua, está também nas mãos de todos nós, como dádiva solidária. O seu Dia Mundial assinala-se no próximo domingo.

No próximo dia 14 de junho, o IPST – Instituto Português de Sangue e Transplantação, celebra mais uma vez o Dia Mundial do Dador de Sangue.

As cerimónias vão ter início pelas 10h da manhã, no Casino da Figueira da Foz, sendo que o tema da campanha deste ano, definido pela Organização Mundial de Saúde é “Obrigado por me Salvarem a Vida”.

Pretende-se, desta forma, agradecer aos dadores de sangue pelas suas dádivas, bem como encorajar outros a fazê-lo de forma voluntária e regular.

Nas comemorações deste ano destacam-se alguns testemunhos de pessoas cujas vidas foram salvas graças às dádivas de sangue. Motivar para a dádiva aqueles que se encontram saudáveis, cativando sobretudo os mais jovens para esta causa, são outros objetivos.

Segundo Paulo Benvindo, Técnico do Gabinete de Comunicação, Promoção da Dádiva e Voluntariado do IPST, estimam-se em 450.000 as dádivas anuais de sangue no nosso país, sendo que diariamente são necessárias cerca de 1.200 unidades de sangue.

Numa altura em que a crise e o envelhecimento da população, entre outros fatores, tende a prejudicar as dádivas, Paulo Benvindo considera ser muito importante, para o IPST, a existência de dadores regulares e fidelizados.

No entanto, afirma que Portugal é autossuficiente em componentes sanguíneos.

Saber como e onde

O site oficial do Instituto Português de Sangue e Transplantação apresenta vários testemunhos. Casos de pessoas que precisaram ou precisam de transfusões de sangue regulares, designadamente por doenças crónicas. São histórias que nos transmitem toda a real dimensão do que pode significar a nossa dádiva, como ato maravilhoso de salvar vidas.

Nestes endereços estão as informações para todos os interessados em dar sangue, que, se preferirem, podem também contatar o número 21 006 30 46.

Agradecimentos:

IPST – Instituto Português de Sangue e Transplantação
SOBRE O DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE…

Celebrado mundialmente a 14 de Junho, este Dia (que em Portugal se assinala a 27 de Março) tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e benévolas, assim como reconhecer a sua importância e contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente, sendo que 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue. A organização pretende que em 2020 as dádivas de sangue em todos os países sejam completamente benévolas e não remuneradas. 

Em 1613, a descoberta

O passo mais importante na história da transfusão foi a descoberta da circulação do sangue por William Harvey (1578 – 1657), em 1613. Este médico britânico descreveu corretamente, pela primeira vez, os detalhes do sistema circulatório do sangue, ao ser bombeado por todo o corpo pelo coração. A partir daqui ganhou outro impacto aquilo que havia sido escrito pelos gregos e pelos cristãos, de que o sangue era vida e que podia curar doenças.

Sabia que…

Apenas 8% da população tem sangue O negativo, o único que pode ser transplantado em qualquer dos grupos sanguíneos.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas