6 Conceções erradas sobre os purificadores de ar

6 Conceções erradas sobre os purificadores de ar

Table of Contents

Apesar da poluição atmosférica continuar em níveis preocupantes e de ser mais essencial do que nunca respirar ar puro, existem pessoas que têm receio em comprometer-se com um purificador de ar. Esse receio deve-se, em grande parte, a conceções erradas sobre os sistemas de purificação. 

Neste artigo, vamos desmitificar alguns dos mitos em redor dos sistemas de purificação de ar e explicar-lhe porque é que um purificador de ar ajuda a salvaguardar a sua saúde.

1. Necessitam de filtros dispendiosos

Por norma, quando se pensa num purificador de ar, pensa-se num sistema que recorre a filtros para retirar os contaminantes do ar. No entanto, nem todos os purificadores funcionam dessa forma. 

Ainda que seja um facto que os purificadores de ar com filtro necessitam de substituições de filtro recorrentes e de manutenção constante, existem purificadores de igual (ou até mesmo mais) eficácia que não recorrem a filtros para purificar o ar. 

O melhor exemplo de um desses sistemas são os purificadores Airfree. Os nossos purificadores utilizam uma tecnologia proprietária para eliminar até 99,99% dos contaminantes existentes no ar. Tudo isto sem que sejam necessários filtros caros ou qualquer tipo de manutenção.

A tecnologia dos purificadores Airfree

Os purificadores Airfree não necessitam de filtro porque utilizam a tecnologia patenteada TSS para eliminar os poluentes do ar. Esta tecnologia aquece o ar até uma temperatura de 205°C, eliminando assim a grande maioria dos contaminantes existentes

Esta tecnologia elimina, entre outros, os seguintes contaminantes do ar:

  • Bactérias
  • Ácaros
  • Vírus
  • Pelo de animal
  • Pólen

E o melhor de tudo é que todo este processo é económico, silencioso e não tem quaisquer efeitos secundários prejudiciais.

2. Têm um design obsoleto e prejudicam a estética do seu lar

Outra das preocupações que afastam muitos daqueles que beneficiariam de um aparelho deste tipo é a ideia de que os purificadores de ar são um empecilho à decoração de qualquer espaço.

Embora alguns purificadores modernos tenham um design industrial e destoem da decoração da grande maioria dos lares, a verdade é que existem purificadores de ar que demonstram uma grande preocupação com o design. 

Vejamos, por exemplo, a linha Lotus da Airfree. Este purificador continua a eliminar 99,99% das partículas nocivas do ar ao mesmo tempo que se torna numa excelente peça de decoração. O seu design minimalista é inspirado numa flor de lótus: o Airfree Lotus tem quatro pétalas que pulsam e ainda uma luz noturna ajustável, ideal para criar o ambiente perfeito em qualquer divisão. 

3. Fazem muito barulho

Outra das conceções erradas que muita gente tem acerca dos purificadores de ar é que estes aparelhos são barulhentos. No que toca aos purificadores de filtro convencionais, a ideia não está totalmente errada. Os purificadores com filtro utilizam uma ventoinha para puxar o ar para o sistema de filtração, o que é sempre audível, especialmente quando não existe nenhum outro ruído de fundo.

Todavia, os purificadores de ar sem filtro são extremamente silenciosos. Os purificadores sem filtro da Airfree aproveitam a convecção natural do ar para que este circule pelo seu sistema de purificação. Por outras palavras: o ar movimenta-se naturalmente, o que quer dizer que não existe qualquer ruído.

Se está preocupado com o possível barulho de um purificador de ar, então não se preocupe mais. Um purificador de ar sem filtro é a solução ideal.

4. Têm um grande impacto na conta da luz

No panorama económico mundial em que vivemos, é natural que muitas das preocupações recaíam nas finanças lá de casa. Nesse aspeto, os purificadores de ar tradicionais têm dois grandes problemas: além do filtro, que tem de ser substituído, também necessitam de energia constante para que a ventoinha funcione.

Os purificadores da Airfree são económicos em ambos os aspetos. Já sabemos que estes purificadores de ar não têm filtro, mas o que se calhar não sabe é que também têm um consumo extremamente baixo de energia. Por exemplo, o modelo Lotus, que referimos anteriormente, consome apenas 52 watts, o que tem um impacto quase impercetível na sua conta da luz.

5. Não devem ser utilizados durante a noite

Outro rumor bastante frequente é que pode ser prejudicial dormir com um purificador de ar ligado. Embora a origem deste rumor possa ter alguma lógica, a verdade é que não só é completamente seguro deixar o purificador de ar ligado durante a noite, como também é recomendado. 

Esta ideia de não se dever utilizar um purificador durante a noite tem, em parte, origem no ruído de alguns purificadores convencionais. Como é recomendável que haja silêncio no quarto durante a noite, associou-se a ideia de que se devia sempre desligar o purificador na hora de ir dormir. 

No entanto, essa ideia está errada.

A importância de deixar o purificador de ar ligado durante a noite

Caso valorize o ar puro, é extremamente importante deixar o purificador de ar ligado durante a noite. Mesmo que tenhamos as janelas fechadas, as nossas casas não estão 100% isoladas do exterior. O ar exterior consegue sempre entrar para o interior das nossas casas. 

Mesmo que deixe o purificador de ar ligado durante a maior parte do dia, uma vez desligado, bastam 80 minutos para que o ar de sua casa volte a estar contaminado.

Felizmente, os purificadores da Airfree não só são extremamente silenciosos, como também são capazes de criar o ambiente de descanso ideal graças às suas luzes de presença.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas