O purificador de ar Airfree ajuda a combater a gripe?

O purificador de ar Airfree ajuda a combater a gripe?

Table of Contents

Num mundo pós-pandemia é natural que se tente ao máximo prevenir a transmissão e a proliferação das doenças do foro respiratório. Com a chegada do inverno, os casos de gripe e as constipações têm tendência a aumentar, e é por isso que é importante tomar todas as precauções necessárias para garantir que escapamos às doenças respiratórias e que não colocamos stress desnecessário nos serviços de urgência hospitalar.

Um método bastante eficaz no combate aos vírus respiratórios é a utilização de um purificador de ar. No entanto, e como vamos ver, nem todos os purificadores de ar oferecem os mesmos benefícios. 

Neste artigo vamos explicar-lhe as vantagens de usar um purificador de ar sem filtro para combater a gripe e não só, e também porque é que os purificadores de ar da Airfree são melhores que os da concorrência.

Mas primeiro…

As doenças de inverno

Apesar de não serem exclusivas ao inverno, as doenças respiratórias têm uma maior proliferação nesta altura do ano. As razões são múltiplas: se, por um lado, o frio leva a que as pessoas passem mais tempo em sítios fechados e que haja uma maior transmissão de vírus entre si, por outro, as baixas temperaturas também podem levar a um enfraquecimento do sistema imunitário.

Isso acontece porque o frio pode levar a que o corpo produza menos vitamina D, que é essencial no fortalecimento do sistema imunitário, e à constrição dos vasos sanguíneos, que pode reduzir a eficácia desse mesmo sistema. 

Portanto, na altura do ano em que a natureza não ajuda, é essencial que tomemos todas as precauções que possamos para garantir que não apanhamos nenhuma gripe ou constipação. 

Os vírus e as doenças mais comuns no inverno

Os vírus que mais proliferam no inverno são as várias estripes de rinovírus e de coronavírus, assim como o vírus influenza e o vírus sincicial respiratório (também conhecido por VSR). 

Estes vírus transmitem-se com grande facilidade através de tosse ou espirros e são os causadores da grande maioria das doenças respiratórias de inverno, que incluem, mas não estão limitadas à:

  • Constipação comum
  • Gripe
  • Bronquite Aguda
  • Pneumonia

Além disso, também é possível que o inverno leve a um aumento dos casos de covid, transmitidos por coronavírus. 

Um purificador de ar pode ajudar a evitar doenças contagiosas?

A pergunta crucial é se um purificador de ar pode ajudar no combate às doenças de inverno. A resposta é ligeiramente complexa, mas, em geral, os purificadores podem ajudar a reduzir o número de vírus presentes no ar, o que pode reduzir o risco de infeção. 

No entanto, devemos ressalvar que os purificadores não podem impedir totalmente o risco de transmissão destas doenças virais. Mesmo que um purificador esteja a eliminar os vírus em suspensão no ar, se uma pessoa infetada entrar na sala e tossir, o risco de transmissão continua presente. 

Do mesmo modo, um spray de gotículas virais pode ter gotículas de tamanho considerável que, em vez de ficarem em suspensão no ar, contaminam superfícies. Nesses casos, nenhum purificador de ar consegue ajudar a eliminar esses contaminantes.

Mas isso não significa que os purificadores de ar sejam insignificantes no combate às gripes…

Quais são os benefícios de um purificador de ar?

O maior benefício de um purificador de ar é a eliminação de contaminantes prejudicais presentes no ar que respiramos. Por sua vez, isto tem um impacto direto na saúde e no bem-estar de todos nós, pois pode ajudar a reduzir irritações respiratórias ou alergias. 

Já no que diz respeito à gripe e às outras doenças de inverno, os purificadores também podem ser altamente benéficos no combate à transmissão destas doenças. Isto porque os purificadores de ar (e, especialmente, os purificadores de ar sem filtros da Airfree) eliminam, entre outros, os seguintes contaminantes presentes no ar:

  • Vírus (tais como os vírus responsáveis pela gripe ou pelas constipações)
  • Ácaros
  • Bactérias
  • Pólen
  • Pelos de animais

No entanto, e como iremos ver melhor, os purificadores tradicionais, embora também consigam eliminar estes mesmos contaminantes, têm características que podem não ser benéficas para o cliente…

Quais as diferenças entre os purificadores da Airfree e os purificadores de ar tradicionais?

Os purificadores de ar tradicionais recorrem a filtros dispendiosos para purificar o ar. Nesses purificadores, uma ventoinha suga o ar na direção do filtro, que retém a maioria das impurezas, e o ar é retornado ao ambiente. 

Contudo, os filtros necessitam de ser substituídos, em média, cerca de duas vezes por ano. Ou seja, é necessário um investimento constante e manutenção por parte do proprietário para que o purificador continue a funcionar corretamente. 

Já os purificadores sem filtros da Airfree não necessitam de qualquer manutenção por parte do proprietário. Isto porque os nossos purificadores utilizam uma tecnologia patenteada para eliminar até 99,99% dos contaminantes presentes no ar, sem que seja necessária qualquer ação por parte do proprietário. 

Mas como é que isso funciona?

Como funciona o purificador de ar sem filtros da Airfree?

A purificação do ar nos purificadores sem filtros da Airfree baseia-se no mesmo princípio utilizado quando se coloca água a ferver para eliminar os microrganismos presentes. Nesse caso, as altas temperaturas da água matam todos os vírus e bactérias – um processo não muito diferente do método de purificação do ar dos purificadores Airfree. 

Os purificadores Airfree utilizam a tecnologia patenteada TSS, ou Thermodynamic Sterilization System (Sistema de Esterilização Termodinâmica), que, no fundo, incinera todos os contaminantes presentes no ar.

Enquanto os purificadores tradicionais recorrem a filtros para filtrar as impurezas, os purificadores Airfree recorrem à energia elétrica para queimar todas as partículas nocivas que existem no ar que respiramos, sem ruídos ou quaisquer custos adicionais. 

Os purificadores da Airfree funcionam do seguinte modo:

  • As diferenças de temperatura entre o ar fora e dentro do purificador Airfree fazem com que o ar se movimente constantemente através do purificador. Desta forma, os purificadores sem filtros Airfree também não necessitam de ventoinhas para puxar o ar.
  • Uma vez no interior do purificador, o ar é aquecido até aos 205°C. Esta temperatura elimina até 99,99% dos microrganismos presentes no ar. 
  • Depois de higienizado, o ar é devolvido à divisão – livre de contaminantes.

Outros purificadores de ar sem filtros – porque é que os Airfree são superiores

Apesar de os purificadores tradicionais recorrerem a filtros para o seu processo de higienização do ar, também existem no mercado algumas alternativas sem filtros. No entanto, estas alternativas não recorrem à tecnologia TSS para purificar o ar.

Em vez disso, estes purificadores utilizam, essencialmente, dois métodos: neutralização dos contaminantes através de ozono ou através de luz ultravioleta. O problema é que esses dois métodos podem ter efeitos negativos consideráveis.

Os problemas dos purificadores de ar de luz ultravioleta

Os purificadores de luz ultravioleta utilizam a luz para criar iões que se agarram aos contaminantes presentes no ar. Por sua vez, esses contaminantes (agora com uma carga elétrica) são atraídos para uma placa de coleção de carga oposta no purificador. 

O problema é que isto pode gerar eletricidade estática no ar e resultar em choques desconfortáveis ou em irritações respiratórias.

Os problemas dos purificadores à base de ozono

Já os purificadores à base de ozono utilizam este elemento para neutralizar as partículas nocivas. O ozono reage com os contaminantes do ar e neutraliza-os através de reações químicas. 

O problema é que os elementos resultantes dessa neutralização podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, elevadas concentrações de ozono também podem ser altamente prejudiciais. 

Embora estes dois tipos de purificador possam funcionar relativamente bem, os purificadores Airfree oferecem uma vantagem adicional à purificação do ar: não têm quaisquer efeitos secundários negativos. 

Prevenir em vez de remediar – os purificadores Airfree ajudam no combate à transmissão da gripe

É importante ressalvar que, embora os purificadores Airfree sejam capazes de incinerar os vírus e as bactérias responsáveis por muitas das doenças comuns no inverno, nenhum purificador pode remediar uma infeção já existente. 

Os purificadores sem filtro da Airfree podem ajudar na prevenção das doenças respiratórias, mas é necessário entender que existem limites quanto à sua eficácia. 

Os purificadores eliminam até 99,99% das impurezas do ar e conseguem diminuir a carga viral existente num determinado sítio, contudo são incapazes de eliminar os vírus e as bactérias presentes em objetos.

Se uma pessoa infetada tossir, os purificadores podem ajudar a eliminar os vírus em suspensão no ar. No entanto, as gotículas que chegaram até às superfícies sólidas passaram a carga viral para essas mesmas superfícies – e, nesses casos, nenhum purificador de ar consegue ajudar. 

É importante pensar num purificador de ar como mais um método de combate às infeções respiratórias, e não como uma cura ou uma prevenção perfeita dessas mesmas infeções. 

Os purificadores não substituem as idas ao médico

Em casos de doença respiratória os purificadores podem aliviar algumas irritações ao eliminar os contaminantes do ar. Contudo, os purificadores não funcionam como cura para nenhuma doença. 

Se estiver doente, aconselhamos a que procure a opinião de um profissional de saúde. Contudo, pode utilizar o purificador para diminuir as impurezas do ar e evitar irritações respiratórias ou outros problemas adicionais.

O melhor local da casa onde colocar o purificador Airfree

Independente do tipo de purificador, os purificadores de ar são limitados pelo volume de ar que conseguem purificar. Ou seja, se a sua casa for muito grande é provável que necessite de mais do que um purificador para que consiga manter todo o ar da sua habitação higienizado. 

Felizmente, os purificadores da Airfree têm uma excelente relação preço-qualidade. Mesmo que necessite de mais do que um purificador, o impacto nas suas finanças será muito reduzido tendo em consideração a melhoria do ar de sua casa.

Mas, partindo do pressuposto que tem um purificador com o tamanho certo para a divisão onde o vai colocar, qual é o melhor local para colocar o seu purificador Airfree

Aproxime o purificador o máximo que conseguir da origem das partículas indesejadas

Muitas vezes, as pessoas compram purificadores de ar para tentar resolver problemas específicos, como bolor ou maus odores. Nesses casos, o melhor local para colocar o purificador é o mais perto possível desses mesmos problemas. 

Quanto mais perto o purificador tiver da fonte das partículas nocivas, melhor será a sua taxa de eficácia no combate a esses contaminantes. Ao colocar o purificador perto de, por exemplo, uma parede com tendência a ganhar humidade e a criar bolor, consegue que o purificador higienize as partículas do fungo antes de que estas se possam dispersar pela divisão.

Se colocar o purificador longe da origem desses problemas, eventualmente as partículas suspensas serão eliminadas à mesma – no entanto, existe a possibilidade de que algumas partículas se agarrem aos objetos, o que impossibilita a eliminação das mesmas por parte do purificador.

Procure locais desimpedidos

Além disso, o seu purificador Airfree deve ser colocado num lugar livre e desimpedido. É necessário que o purificador tenha espaço para poder sugar o ar e higienizá-lo.

Como regra, procure seguir os seguintes conselhos:

  • Não coloque o seu purificador Airfree num canto. Os cantos podem bloquear até metade da área de eficácia do seu purificador, portanto tente evitá-los.
  • Não bloqueie a circulação de ar na direção do purificador. Evite colocar o purificador num sítio com muitas prateleiras ou mobília em redor.
  • Procure, ao máximo, um local desimpedido e com boa circulação de ar para colocar o seu purificador. Desta forma maximiza a eficácia do purificador Airfree e tem acesso a ar higienizado com maior facilidade.

Viver uma vida melhor e mais saudável com os purificadores Airfree

É importante utilizar todos os métodos à nossa disposição para prevenirmos as doenças respiratórias, como a gripe, a constipação ou a covid. Embora um purificador de ar não seja uma ferramenta que previna a 100% as infeções ou o contágio, a purificação do ar ajuda na eliminação de vírus e bactérias e pode diminuir as hipóteses de apanhar alguma destas doenças.

Os purificadores Airfree são utilizados em hospitais, lares e infantários porque são capazes de eliminar 99,99% dos contaminantes presentes no ar. 

Não se esqueça de que é melhor prevenir do que remediar, por isso considere um purificador Airfree antes que chegue a altura das gripes e das constipações.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas