Uma árvore no bosque, mas a que pode chamar de sua

Table of Contents

 

Já pensou no nome a dar à árvore que decerto vai querer apadrinhar? Das ondas de solidariedade que têm sido abraçadas pelos portugueses, a de poder contribuir para o nascimento de uma árvore é uma ideia literalmente verde, que se espera possa crescer, com a ajuda de todos nós…

arvore

“Uma Árvore pela Floresta”: é esta a Campanha que, numa aliança Quercus e CTT quer reflorestar o País, depois da enorme vaga de incêndios que teve o seu foco principal em agosto, mas reacendeu desesperos também desde o início de setembro, com mais fogos, quando já se fazia um balanço das perdas, que afinal ainda não acabaram.

O Projeto, agora na sua 3ª edição, teve início em agosto e prolonga-se até final de novembro. “Uma Árvore pela Floresta”, pretende contribuir para a  reflorestação dos bosques nacionais mais afetados pelo flagelo que têm sido este verão os incêndios, responsáveis pela destruição de milhares de hectares de florestas…

Plantar esperança…

Para contribuir, basta que qualquer pessoa se dirija até 30 de novembro a uma das 320 lojas CTT aderentes e ofereça uma árvore, com o custo de 3 euros, valor que reverte totalmente para os custos do projeto, não havendo qualquer limite ao número de árvores que podem ser apadrinhadas. Por cada uma das doações dos portugueses, uma árvore será depois plantada pela Quercus em áreas classificadas do Norte e Centro de Portugal e no Funchal.

Para a madeira já foram doadas mais de 1000 árvores que serão plantadas em solo nacional na Primavera de 2017.

… e poder segui-la durante 5 anos. No momento da compra, é entregue um pequeno kit ao comprador, composto por uma “árvore” em cartão reciclado e um código. Esta “árvore” de cartão serve de lembrança e pode ser oferecida. O código serve para registar a árvore que a Quercus irá plantar até à Primavera de 2017, identificar a espécie e o local de plantação, bem como para consultar a evolução durante 5 anos do bosque onde foi instalada.

E tudo isso pode ser feito em: http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt. Com a ajuda dos portugueses foram já plantadas quase 7 mil árvores de espécies autóctones mais resistentes à propagação dos incêndios, mas também mais aptas a amenizar o clima, promover a biodiversidade e proteger a nossa paisagem, a água e os solos. No total, ao longo das duas edições da campanha, quase 5 milhões de portugueses tomaram contacto com a iniciativa e foram sensibilizados para a importância da biodiversidade e dos incêndios florestais.

Em 2016, a campanha “Uma Árvore pela Floresta” foi reconhecida na última edição dos Green Project Awards com a atribuição do 1º prémio na categoria “Iniciativa de Mobilização”.

Mobilize-se, igualmente. Que bom ter uma árvore “nossa”, escolher-lhe um nome, poder seguir a sua evolução, sentindo que fazemos parte da Natureza, agora também de uma forma muito especial… – tronco, seiva e folhas verdes, muitas folhas verdes.

 

O PAPEL DOS CTT

Aquando do anterior grande incêndio de 2010, os CTT tinham já apoiado financeiramente o Parque Ecológico do Funchal com um donativo de dez mil euros. Através desta parceria com a Quercus, eles reforçam a sua política de apoio à biodiversidade e ao combate às alterações climáticas, já expressa através da disponibilização de um portfólio de produtos ecológicos (Correio

Verde e DM Eco), da aposta na eficiência energética e carbónica, que lhes permitiu reduzir a sua pegada carbónica em 51% desde 2008, a 2ª maior redução a nível mundial, no setor, e da expansão da sua frota sustentável, a maior do País.

Para mais informações:

Nuno Sequeira, Vogal da Direção Nacional da Quercus

Telm.: 937 788 474

Coordenação:

MLG – Comunicação e Serviços

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas