Vem aí a Black Friday! Sabe a origem desta data?

Vem aí a Black Friday! Sabe a origem desta data__BLOG

Table of Contents

A Black Friday é considerada em muitos países como a melhor época para compras! Inicia-se portanto um excelente período de vendas

Chegou a época de comprar os produtos dos seus sonhos com os melhores descontos!
Esta provavelmente é a frase que mais tem visto em anúncios online ou anúncios na televisão. A Black Friday surgiu há pouco tempo, mas tomou conta dos calendários de diversos país. E Portugal não está fora disso. Para muitos, este é o momento ideal para planear várias compras e, se possível, só encerrá-las depois do Natal.

Nós explicamos!

Tudo começou nos Estados Unidos, a alguns anos atrás, no dia após ao feriado de Ação de Graças, comemorado sempre na última quinta-feira de novembro. Daí vem a explicação de “Friday”, mas a origem exata do “Black” ainda permanece um mistério. A expressão é repleta de curiosidades, a começar pelas suas principais teorias.

Origem da expressão ‘Black Friday

  • Século XIX. Esta teoria estava relacionada com um esquema criado por dois investidores para enriquecerem – de forma ilegal. Desta forma conseguiram fazer o preço das ações do ouro disparar na Bolsa de Nova Iorque e enriqueceram. Contudo o governo americano interveio na situação e começou a vender o stock de ouro que tinha guardado. Isto fez com que o preço das ações do ouro caíssem e muitos perdessem dinheiro. O dia em que houve a queda drástica do preço do ouro ficou conhecido como Black Friday.
  • Anos 60. Os polícias da Filadélfia utilizavam a expressão Black Friday para referir-se ao trânsito após o feriado de Ação de Graças. Com o congestionamento e o caos nas ruas, os lojistas aproveitavam para abaixar preços e vender mais.
  • Até 1975, segundo o jornal O Observador, o termo Black Friday não era usado para fazer referência a qualquer tipo de compra. No entanto, quando as lojas começaram a perceber que no dia a seguir à Ação de Graças todos começavam a fazer as compras de Natal, decidiram colocar os seus produtos em promoção.

De qualquer maneira, a expressão só ganhou o impacto e importância significativa a partir de 2000, conquistando espaço fora dos Estados Unidos, inclusive em Portugal, apenas na última década.

História da Cyber Monday

Ao contrário da Black Friday temos a Cyber Monday. Mas se ainda não é tão óbvio, não há problema porque esta expressão é ainda mais recente!

A Cyber Monday refere-se a um dia de descontos depois da Black Friday, sempre na primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças. Geralmente inclui produtos que ainda não foram vendidos e continuam com preços mais baixos. É mais uma hipótese para quem perdeu a data principal!

Eventualmente é comum que aconteça principalmente através da internet – daí o próprio nome: “Cyber” (Cibernética).

Black Friday em tempos de pandemia

Entretanto a importância da Black Friday para o comércio nós já sabemos. Mas o que talvez não conheça é o impacto da data em tempos de pandemia da COVID-19.

Segundo um estudo conduzido pela Netsonda, a pedido da Worten, os portugueses têm intenção de gastar em média de 327€ na Black Friday deste ano.

Igualmente, a tecnologia continua no topo dos produtos mais procurados neste dia (com 56% das intenções de compra contra 55% em 2020), seguindo-se dos artigos de moda e acessórios (48% contra 49% em 2020), e dos eletrodomésticos (37% contra 36% em 2020).

Dicas para as compras!

Além das dicas de segurança que mencionámos no último artigo, sobre Compras Online, é importante fazer um planeamento prévio para não comprar todos os artigos que estão em promoção e depois arrepender-se.

Principalmente, analise a qualidade dos produtos e os benefício que podem trazer-lhe e para a sua família. Ou seja, produtos duradouros, que ajudem a melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida.

Assim sendo, fique atento às marcas, reputação das lojas e nas avaliações de outros consumidores. Se o produto for bom, será mais fácil encontrar referências positivas, seja em websites ou mesmo nas redes sociais. Por outras palavras, vale a pena gastar tempo com pesquisa e evitar o impulso.

Por fim, se ainda tem dúvidas sobre o que comprar na Black Friday veja as ofertas especiais de purificadores de ar da Airfree especialmente para esta data!

Modelo em Destaque: P100

O P100 é totalmente silencioso, com uma suave luz noturna azul, sem filtros nem manutenção e com capacidade para aéreas até 42 m². Combina um design premiado, que se adequa perfeitamente à decoração de sua casa. Além de ser amigo do ambiente e energeticamente económico, elimina 99,99% dos microrganismos presentes no ar, reduzindo também os níveis de ozono. Sem dúvida uma escolha ideal para aproveitar na Black Friday!

Saiba mais aqui.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas