Alergias respiratórias? Manter-se ativo é importante!

Table of Contents

Ao contrário do que muitos possam imaginar, as pessoas que sofrem de alergias respiratórias devem praticar, regularmente, exercício físico, mantendo-se ativas e, assim, mais saudáveis.

Foto 1 - Exercício físico em família... melhor ainda para o bem-estar

A reação alérgica é uma resposta imunitária inadequada do organismo a uma substância estranha. No caso das alergias respiratórias, estas são desencadeadas por alérgenos presentes no ar que respiramos, como o pólen, ácaros domésticos, pelos de animais, bolores e venenos.

A rinite alérgica e a asma são os casos mais comuns de alergias respiratórias, e torna-se pertinente saber como viver com estas sem que afetem ainda mais o dia-a-dia de quem as tem.

Sabemos que praticar exercício físico é importante, mas no caso de pessoas com alergias respiratórias torna-se indispensável. O exercício físico permite fortalecer a musculatura respiratória e ajudar na expansão pulmonar. A prática de natação é um exemplo disso, pois além de ajudar no aumento da capacidade torácica, o ambiente húmido e quente em que a modalidade é praticada vai facilitar uma melhor ventilação.

 Ao ar livre…

Praticar exercício físico ao ar livre também é uma boa opção. Correr, fazer caminhadas, jogar futebol, andar de bicicleta, skate e remo são alguns exemplos. Opte por fazê-lo em locais afastados do trânsito de veículos e em horários em que a humidade seja maior (quanto mais cedo, menos poluição haverá no ar).

… Ou no ginásio.

Pode ainda preferir praticar exercício físico dentro de espaços fechados, como ginásios e estúdios. Nestes, deve dar especial atenção ao material com que entra em contacto, pois pode ter uma grande quantidade de ácaros e pó. Assim, é importante certificar-se da higiene de todos os equipamentos, de forma a evitar o agravamento dos sintomas.

Foto 2 - Agradecemos à revista Viva Mais SAÚDE Viva Melhor a colaboração para este artigo

Agradecemos à revista “Viva Mais SAÚDE Viva melhor” a colaboração para este artigo.

Agradecimentos:

*António Gaspar (Fisioterapeuta da Seleção Portuguesa de Futebol A e CEO Fisiogaspar);

*Revista “Viva Mais SAÚDE Viva Melhor”.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas