Na passada semana iniciámos o tema de cuidados de proteção da pele quando da exposição ao sol, sabendo-se que os comportamentos de risco continuam, mesmo sendo o cancro de pele uma das possíveis (a pior) consequência da incorreta exposição ao astro-rei…
Concluímos hoje, falando dos tipos e texturas dos protetores solares e adaptação aos vários tipos de peles, bem como alguns cuidados essências com o rosto e corpo, para uma pele saudavelmente bronzeada neste Verão.
Para trás ficaram os anos em que as pessoas, para se protegerem do Sol, usavam misturas de unguentos caseiros, com os quais besuntavam o corpo. Ou, pior ainda, nem sequer proteção usavam. Hoje, com toda a informação de que se dispõe, ninguém deveria ser inconsciente ao ponto de apanhar sol sem um creme protetor.
Diz a tradição popular que “nem todos os sóis são iguais”; nem tão pouco as peles o são, acrescentaríamos nós. Por isso os laboratórios cosméticos oferecem-nos diferentes texturas e distintos fatores de proteção:
– Leite – De cor branca e textura ligeira, absorve-se facilmente. As crianças e os homens são os seus principais utilizadores, já que não deixa película gordurosa na pele. No entanto, as peles muito secas necessitarão de um suplemento de hidratação.
– Óleo – Normalmente, as texturas tipo óleo costumam ter índices de proteção baixos e são indicadas para peles já habituadas ao sol. Atualmente podemos encontrar produtos deste tipo cuja textura não é gordurosa. O cúmulo da sofisticação solar são os óleos que repelem a areia.
– Creme – Indicadas sobretudo para o rosto, as texturas tipo creme são mais ricas e emolientes do que as citadas anteriormente.
– Águas – As águas refrescantes oferecem pouca proteção face ao sol, mas a sua missão é, antes de mais, a de refrescar e proporcionar uma hidratação suplementar. Previamente à água, podemos aplicar um produto com maior índice de proteção.
– Spray – Geralmente, as texturas apresentadas em spray são os óleos, os leites muito leves, e também a água. Com este método a distribuição do produto é mais cómoda – sobretudo em zonas de difícil acesso, como as costas. Alguns auto bronzeadores têm esta apresentação.
Mas no rosto há que ter muito cuidado, para que o produto não entre nos olhos – exceto com as águas refrescantes. É conveniente aplicá-lo primeiro na mão, e depois espalhá-lo pelo rosto.
COMO ATUAM OS FILTROS SOLARES?
Um bom filtro solar deve defender-nos como uma segunda pele. Os filtros solares são ingredientes que podem absorver, dispersar ou refletir os raios ultravioletas. Na realidade, um filtro é uma molécula que absorve energia luminosa, num leque determinado de comprimentos de onda, permitindo reduzir a quantidade de raios ultravioletas – A ou B – que atravessam a pele e alcançam as células.
A molécula filtrante tem um comportamento bastante particular. Ao absorver energia luminosa, o filtro sofre uma modificação e atua como uma espécie de transformador: passa a um estado de excitação para absorver a energia nociva. Mas, antes de poder voltar ao seu estado normal e continuar a funcionar, tem de libertar-se dessa energia nociva. Para isso, transforma-a e dá-lhe uma forma inofensiva: a de calor.
Para que um filtro seja eficaz, deve ser estável. A fotoestabilidade deve constituir uma qualidade básica, mas nem sempre assim é: alguns fotoprotetores alteram-se e perdem eficácia à medida que recebem energia solar. Uma pessoa pensa estar protegida, mas um filtro pode, por vezes, perder até 70% da sua eficácia numa hora de exposição.
Os fotoprotetores solares podem ser de dois tipos: físicos ou químicos.
*Filtros físicos – Atuam refletindo os raios ultravioletas no exterior da pele, isto é, formam uma barreira protetora para que o organismo não os absorva. Entre os filtros físicos, o mais conhecido é o de dióxido de titânio e óxido de zinco. Devido à sua natureza mineral, este filtro é inerte, pelo que pode ser usado em peles sensíveis e intolerantes. A sua presença faz com que o produto apareça branco e opaco – e, por vezes, pastoso; porém, em estado ultrafino, a emulsão é mais transparente e fluida.
*Filtros químicos – Absorvem a energia dos raios solares através de reações químicas no interior da epiderme. Penetram perfeitamente na pele e são fáceis de aplicar; no entanto, em concentrações elevadas podem causar irritação nas peles mais sensíveis. Entre os filtros químicos, destacam-se: filtros UV A – protegem contra o envelhecimento e alergias solares; UV B – protegem das queimaduras; e vitamina E – neutraliza os radicais livres. Frequentemente, utiliza-se uma mistura de filtros químicos num só produto, porque os diferentes filtros químicos absorvem radiações de distintos comprimentos de onda.

7 PASSOS PARA PREVENIR O APARECIMENTO DE RUGAS
A pele necessita de proteção eficaz contra as influências internas – stress, alimentação incorreta, tabaco, estilo de vida agitado, etc. – e externas – poluição, ar condicionado, vento e sol, entre outros fatores que conduzem ao seu envelhecimento prematuro.
- Cuide da pele
A forma mais eficaz de se proteger e evitar o envelhecimento prematuro da pele do rosto é começar a cuidá-la o mais cedo possível.
Limpe cuidadosamente o rosto, particularmente antes de se deitar. A pele renova-se sobretudo durante a noite, e por isso deve estar bem limpa de maquilhagem e das impurezas acumuladas ao longo do dia.
Diariamente, aplique um creme de dia com proteção UV, já que um dos principais fatores responsáveis pelas rídulas e rugas que surgem na pele são os raios UV. Estes atuam durante o dia, quase sempre com a mesma intensidade ao longo do ano. À noite, aplique um creme específico, que deve ser mais rico que o de dia, para facilitar o processo de regeneração da pele.
- Faça uma esfoliação regular
A esfoliação regular torna qualquer tipo de pele mais fina e macia. Após esta limpeza em profundidade, na qual as células mortas e as impurezas são removidas suavemente, a pele adquire maior capacidade para receber em pleno os cuidados seguintes. Ao mesmo tempo, a renovação celular torna-se mais ativa e a pele readquire a sua tonalidade normal.
- Faça uma alimentação equilibrada
Mantenha hábitos alimentares saudáveis: coma bastantes frutos e legumes frescos, de forma a ingerir as quantidades necessárias de vitaminas e antioxidantes. Engordar e emagrecer continuamente perturba o metabolismo e causa, em geral, um efeito negativo. Evite o consumo de café e bebidas alcoólicas, que prejudicam a elasticidade e a firmeza da pele. Beba muita água, para evitar a desidratação e favorecer a eliminação de toxinas.
- Deixe de fumar
Fumar é, também, uma das causas do aparecimento de rugas. A pele dos fumadores envelhece quatro vezes mais rapidamente do que a dos não fumadores. Isto acontece porque de cada vez que o fumo de um cigarro penetra nos pulmões, um número elevado de radicais livres é libertado.
- Estimule os sentidos
A água quente é a forma ideal de massajar suavemente o corpo e relaxar os músculos, fazendo com que o stress acumulado ao longo do dia desapareça. Acrescente ao seu duche de água quente um aroma fresco a flores, como a malva, reconhecida pelas suas propriedades calmantes.
- Acalme e relaxe
O estado de stress permanente causa irritabilidade, fechando os vasos finos que se encontram à superfície da pele, o que impede a divisão celular e a formação de fibras de colagénio, além de que produz radicais livres, acelerando o processo de envelhecimento da pele.
- Desfrute da Natureza
Ar puro, campos verdes, o sol a brilhar e os pássaros a chilrear são formas de cuidar do físico e da mente, conferindo ao corpo uma leveza difícil de alcançar nos grandes centros urbanos.
Agradecimentos:
Revista “Saúde e Bem-estar”