Um Humidificador de Ar é o Mesmo que um Purificador de Ar?

Um Humidificador é o Mesmo que um Purificador de Ar? — As Diferenças Entre um Humidificador e um Purificador de Ar

Table of Contents

Se pretende melhorar a qualidade do ar da sua casa, então é provável que já se tenha deparado com dois tipos de produtos diferentes: os humidificadores de ar e os purificadores de ar. No entanto, e embora ambos tenham um impacto considerável no ar que respira, estes aparelhos não lhe oferecem os mesmos benefícios. 

Por isso, se estiver indeciso sobre o que comprar, qual destes dois aparelhos é mais indicado para si? 

Neste artigo, vamos comparar os humidificadores e os purificadores de ar, analisar os benefícios de cada um destes aparelhos e ajudá-lo a descobrir qual o aparelho ideal para si e para as suas necessidades. 

Mas, antes disso, já sabe quais são as maiores diferenças destes dois aparelhos? 

Humidificador vs. Purificador de Ar 

De modo, geral, tanto os humidificadores como os purificadores melhoram o ar da sua casa. Contudo, o impacto a ter sobre o ar que respira são extremamente diferentes. Quando aprofundamos o assunto, reparamos que, embora ambos tenham um impacto positivo no ar da sua casa, os dois tipos de aparelho não podiam ser mais diferentes.

Mas o que fazem exatamente?

O que faz um humidificador?

Tal como o nome indica, um humidificador (e repare que falamos de um aparelho diferente do desumidificador) acrescenta humidade a um determinado ambiente. Isto é útil em ambientes onde o ar é excessivamente seco, ajudando a eliminar possíveis irritações respiratórias e nos olhos, pele demasiado seca, etc.

A forma como o fazem varia de aparelho para aparelho, mas a lógica é a mesma: os humidificadores fervem água e evaporam-na para a atmosfera, aumentando assim a humidade do ar. Alguns aparelhos fazem-no através de tecnologias ultrassónicas, outros utilizam métodos mais convencionais.

No entanto, e ao contrário de um purificador, os humidificadores não ajudam a eliminar contaminantes presentes no ar (aliás, alguns tipos podem mesmo inserir mais contaminantes).

O que faz um purificador de ar?

O nome destes aparelhos também explica de imediato aquilo que fazem. Os purificadores de ar purificam o ar de um determinado ambiente, eliminando a grande maioria dos contaminantes presentes. 

A maioria dos purificadores elimina com sucesso ácaros, vírus, bactérias, alergénios e outros poluentes. Dependendo do tipo de aparelho, a forma como isto é feito também varia. Alguns purificadores usam filtros antiquados e dispendiosos, enquanto outros, como os purificadores da Airfree, fazem-no com tecnologia de ponta sem filtros. 

Estes diferentes tipos de purificador de ar também oferecem diferentes benefícios, mas, no geral, e ao contrário dos humidificadores, os purificadores limpam o ar da sua casa, sem acrescentar ou remover humidade.

Benefícios para a saúde dos purificadores de ar vs. humidificadores

Apesar de ambos os aparelhos serem benéficos para a sua saúde, a verdade é que os seus benefícios não são de todo comparáveis. Isto é evidente a partir do momento em que percebemos que os purificadores eliminam os contaminantes e os humidificadores não. 

Mas, ainda assim, vejamos mais a fundo como estes aparelhos impactam a sua saúde em diferentes categorias:

Gripes, constipações e outros vírus

Purificadores de ar

Embora um purificador de ar não o possa ajudar caso já esteja com gripe ou com uma constipação, estes aparelhos são excelentes a diminuir a transmissibilidade dos vírus respiratórios e a evitar que se apanhem novas constipações. Enquanto está a trabalhar, um purificador de ar vai gradualmente eliminando todos os vírus suspensos no ar, evitando assim que se infiltrem no seu corpo. 

Porém, convém ressalvar que os purificadores de ar não são totalmente eficazes na prevenção destas doenças, mas sim apenas um complemento. Estes aparelhos, por exemplo, são incapazes de eliminar vírus que já estejam nas superfícies. Alguns purificadores, como os de filtro, também podem ser incapazes de filtrar a totalidade dos vírus (algumas partículas mais pequenas podem escapar ao filtro). 

Do mesmo modo, caso alguém infetado espirre num ambiente purificado, vai demorar algum tempo até que o purificador consiga eliminar todas as partículas suspensas. Por isso, embora os purificadores ajudem imenso a travar o contágio, não se deve considerar imune só porque tem um aparelho deste tipo.

Humidificadores de Ar

Tal como os purificadores, os humidificadores não lhe vão curar de uma gripe já contraída. No entanto, ao transformar o ar seco em ar com mais humidade, um humidificador pode ajudá-lo a aliviar alguns dos seus sintomas. O ar seco é irritante para as suas vias respiratórias, e numa gripe isso pode fazê-lo sentir-se pior. Se garantir que o ar se mantém com alguma humidade, pode evitar esse desconforto.

Além disso, e apesar de não eliminarem propriamente os vírus presentes no ar, um ambiente com o nível certo de humidade (entre 40 e 60%) diminui a transmissibilidade dos vírus.

É claro que estes aparelhos não são tão eficazes quanto os purificadores para prevenir infeções e diminuir a transmissibilidade de doenças, contudo, podem ser uma boa opção se costumar ficar com o nariz e a boca muito secos quando está constipado. 

Alergias e problemas respiratórios

Purificadores de ar

Os purificadores de ar são o aparelho indicado para pessoas que sofrem de alergias e de outros problemas respiratórios. Isto porque, tal como já explicámos, eliminam os contaminantes e os alergénios presentes no ar. Embora os diferentes tipos de purificador tenham diferentes métodos de funcionamento e diferentes níveis de eficácia, a maioria remove do ar, entre outros: 

  • Pólen
  • Esporos de fungos
  • Pelos de animais 
  • Vírus e bactérias

Estas partículas podem causar alergias e irritações respiratórias. Ao eliminá-las, diminui-se assim a exposição aos alergénios e evitam-se alergias. Porém, nem todos os purificadores destroem estas partículas do ar—alguns limitam-se a retê-las nos seus filtros. 

Se pretende eliminar totalmente estes contaminantes do ar da sua casa, um purificador Airfree pode ser a escolha certa para si. Estes purificadores destroem até 99,99% de estes contaminantes referidos.

Humidificadores de Ar

Tal como as gripes, os humidificadores podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas das alergias ao evitar que as vias respiratórias fiquem demasiado secas. No entanto, estes aparelhos não têm qualquer tipo de impacto na alergia em si.

Os humidificadores não destroem alergénios nem diminuem os sintomas de doenças como a asma. Aliás, a humidade excessiva pode até aumentar o risco das alergias e de outras doenças respiratórias. 

Outro fator que pode ser prejudicial para estes casos é o risco de bolor que um humidificador acarreta. Caso não limpe a fundo o humidificador com frequência, é possível que o aparelho desenvolva bolor e que ajude a dispersar os esporos dos fungos pela sua casa, intensificando assim as alergias e os outros problemas respiratórios.

Por isso, caso a sua preocupação seja evitar as alergias e os problemas respiratórios, não há dúvida de que um purificador de ar é muito mais benéfico.

Ar seco

O ar seco também pode agravar o risco de asma ou de outros problemas respiratórios. No entanto, um purificador de ar convencional não o pode ajudar nesta situação. 

Caso esteja num clima em que o ar seja demasiado seco, um humidificador é a sua única solução para aumentar os níveis de humidade no ar. Aliás, é exatamente nesta categoria que estes aparelhos se destacam—caso viva num clima temperado (ou até com demasiada humidade), os humidificadores podem acabar por não fazer sentido.

Humidificador vs. purificador de ar—qual o melhor para a sua casa? 

Agora que sabe as maiores diferenças entre os humidificadores e os purificadores de ar, já pode escolher qual destes aparelhos é o indicado para a sua situação.

Caso esteja preocupado com alergias e doenças do foro respiratório, como a asma, então tudo indica que um purificador de ar seja a escolha certa. Estes aparelhos são os únicos que conseguem reter (ou eliminar) as partículas nocivas e os alergénios presentes no ar. 

Alguns destes aparelhos até são indicados para quartos de bebé e podem mesmo ser utilizados durante a noite (especialmente se forem silenciosos). 

Um humidificador torna-se uma melhor compra caso não esteja preocupado com os poluentes presentes no ar que respira e queira apenas tornar o ar da sua casa menos seco. Embora estes aparelhos possam ter alguns benefícios para a saúde, também podem ser prejudiciais nalguns casos e, portanto não os deve utilizar com esse intuito.

Mas e se combinasse estes dois tipos de aparelho?

Pode-se usar um purificador de ar e um humidificador em simultâneo? 

Caso esteja preocupado com a falta de humidade no ar da sua casa e também queira eliminar os contaminantes do ar que respira, temos boas notícias para si: pode utilizar um purificador e um humidificador em simultâneo. 

Como vimos, estes dois aparelhos têm propósitos completamente distintos e como tal podem ser utilizados ao mesmo tempo. Porém, deve ter atenção e não colocar os dois aparelhos demasiado próximos um do outro—o vapor de água introduzido pelo humidificador pode ser prejudicial para o funcionamento do purificador. 

Se, por exemplo, utilizar um purificador com filtros, então proximidade excessiva ao humidificador pode ensopar o filtro e diminuir a sua eficácia. Uma boa alternativa seria um purificador sem filtros, como os da Airfree, ou então colocar o purificador com filtros numa outra divisão da sua casa. 

De qualquer modo, pode utilizar estes dois aparelhos em simultâneo sem qualquer tipo de problema.

Humidificador ou purificador de ar—qual escolher?

Como vimos, e considerando apenas de modo geral, um purificador de ar acaba por ter muitos mais benefícios que um humidificador. Embora um humidificador também tenha o seu propósito, este aparelho acaba por ser irrelevante caso não viva num ambiente demasiado seco.

Já um purificador de ar é indicado para todos os tipos de ambientes. Caso pretenda, pode utilizar estes dois aparelhos em simultâneo, mas, se tiver apenas de escolher um, a nossa escolha é clara: um purificador é muito mais vantajoso do que um humidificador. 

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas