Álcool, gasolina ou diesel: quais as maiores fontes de poluição?

Álcool, gasolina ou diesel: quais as maiores fontes de poluição?

Gasolina, diesel, biocombustíveis e carros elétricos. Saiba qual a melhor alternativa em veículos e combustível, para reduzir estas fontes de poluição nas cidades.

Um inimigo silencioso, na maioria das vezes invisível, capaz de causar a
morte de milhões de pessoas em todo mundo… Segundo a Organização
Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é um dos principais riscos
ambientais para a saúde e um grave problema que precisa ser debatido
em várias frentes. Neste caso, mais especificamente, falaremos sobre o combustível.

Um relatório publicado em 2018 pela OMS revelou que nove em cada dez
pessoas respiram ar poluído.
Sem dúvida um alto índice, que se reflete
diretamente na saúde da população e causa grave impacto económico.
Isto porque a poluição tanto pode causar novas doenças, como piorar as já
existentes. Portanto, pessoas com asma ou bronquite crónica podem ter
agravamento da sua condição se forem expostas a uma elevada concentração de poluentes. E mesmo para indivíduos saudáveis, há o risco de desenvolver infecções respiratórias ou problemas como a rinite e a asma.

Fontes de poluição

O setor dos transportes é um dos maiores emissores de poluentes,
resultantes da queima de combustíveis fósseis. Ou seja, é uma das
principais fontes da poluição atmosférica. Nas grandes cidades de países
em desenvolvimento, como São Paulo, no Brasil, a poluição e o trânsito
congestionado são duas condições que caminham juntas. Neste cenário, portanto, as escolhas de um transporte podem fazer toda a diferença na qualidade do ar.

Veículos a diesel e gasolina, por exemplo, emitem diversos gases
poluentes como o CO 2 – um dos responsáveis pelo aumento do efeito
estufa – CO e SO 2
. Além disso, os mesmos automóveis ainda libertam
partículas finas, que ficam em suspenso na atmosfera e são extremamente
prejudiciais à saúde.

Isto porque ao serem inaladas, essas partículas conseguem atravessar as
barreiras de defesa do sistema respiratório e alcançar os alvéolos
pulmonares
, levando diretamente para o sangue substâncias
potencialmente tóxicas. Desta forma, podem aumentar a incidência de problemas respiratórios e cardiovasculares.

Diesel

Obtido a partir da destilação fracionada do petróleo, o óleo diesel é
formado principalmente por hidrocarbonetos e compostos
orgânicos com nitrogénio, oxigénio e enxofre. Em combustão, a
combinação de material particulado e óxidos de nitrogénio (NOx) torna-se
o principal vilão, quando comparada à poluição resultante da queima de
outros combustíveis.

Fabricantes de veículos a diesel afirmam que eles não são as maiores
fontes de poluição
, pois além de mais económicos, os recursos
tecnológicos dos carros atuais conseguem reduzir os danos provocados
pelos poluentes. Mesmo assim, a luta contra o diesel tem ganhando força
em diversos países, com leis que determinam a substituição e/ou
restringem a circulação destes veículos nos próximos anos.

Gasolina

Já a gasolina tem como principal produto de combustão o CO 2 , seguido de
NOx, CO e hidrocarbonetos não queimados (HC). Para reduzir a emissão
de poluentes, carros produzidos nas últimas décadas passaram a contar
com catalisadores, um mecanismo que ajuda a eliminar boa parte das
emissões.
O problema, no entanto, é que não há garantia da eliminação total dos poluentes, que acabam por se libertar para a atmosfera e – juntamente com o CO 2 não bloqueado – contribuem para a baixa qualidade do ar.

Álcool

O álcool, ou bioetanol, é obtido a partir do processamento de biomassa
(fermentação e destilação) como a cana- de-açúcar, açúcar de beterraba,
milho ou amido de trigo.
Pela sua menor concentração de carbono, o
biocombustível emite, portanto menor volume de CO₂, comparativamente à gasolina e ao diesel.

Além disso, no caso da cana-de-açúcar há uma captura de carbono, uma
vez que a planta utiliza o CO₂ no processo de fotossíntese, removendo o
gás da atmosfera
e compensando o dióxido de carbono resultante da
queima do combustível. Contudo, a queima do etanol também emite poluentes e não pode ser considerada totalmente “limpa”.

Veículos elétricos

Uma das alternativas mais discutidas atualmente é a utilização de veículos
elétricos, que não emitem poluentes, sem qualquer uso de combustível. Neles, a energia é armazenada em baterias é libertada para o motor elétrico, que funciona com a atuação de campos eletromagnéticos. Ao contrário dos automóveis convencionais, que precisam das marchas para ir elevando o giro do motor, o carro elétrico já funciona como um automático.

Afinal, apesar desta vantagem quando em circulação, é preciso considerar a matriz elétrica responsável pelo abastecimento dos automóveis, e ainda a forma como as baterias foram produzidas – se utilizaram energia proveniente de fábricas de carvão, por exemplo.

Leis e incentivos para diminuir estas fontes de poluição

No intuito de reduzir o agravamento das mudanças climáticas, diversos países já definiram prazos para proibir a produção de carros que utilizam qualquer combustível fóssil e passaram a conceder incentivos para estimular principalmente a comercialização de veículos elétricos. A Noruega estabeleceu, para 2025, o fim da comercialização dos carros a combustão. Já a Índia estipulou 2030 como data limite para o final das vendas dos mesmos veículos, enquanto o Reino Unido e a França colocaram o limite até 2040.

Em Portugal, a quota de mercado de veículos elétricos deve aumentar bastante, graças ao chamado “incentivo verde”. Entre os benefícios estão a
atribuição de um incentivo no valor de 2.250 euros pela compra de um
veículo novo 100% elétrico, isenção de tributação autónoma e dedução do
valor do IVA da aquisição.  A ideia é, portanto, que cada vez maior número de países se comprometam com a redução de emissões de gases do efeito estufa, contribuindo não apenas para reduzir a poluição, mas principalmente para preservar os recursos naturais e o meio ambiente.

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