Férias em hotéis? Alérgicos pedem bons ambientes!

Table of Contents

 

hotel1320x742

 Pernoitar em hotéis não pode ser motivo de agravamento da qualidade de vida de pessoas que sofram de alergias, asma e sensibilidade múltipla por agentes químicos.

Nas últimas semanas, dias de muito bom tempo, com feriados, proporcionaram férias antecipadas a uma considerável faixa da população.Estadias em hotéis tiveram, desta forma, considerável aumento.Muito bom para visitantes e visitados… Será?

Há de facto um “mas” que afeta, mais do que se pensa, as pessoas com problemas de alergias que pernoitam em hotéis com ar contaminado.

E esta contaminação, motivo de muitos transtornos tanto para os hóspedes como para as próprias unidades hoteleiras, tem como principais responsáveis bactérias, mofos, ácaros e agentes químicos variados.

O que afeta a qualidade do ar em hotéis… 

Bactérias. Infeções bacterianas, tais como a legionelose, são habitualmente associadas à manutenção precária dos sistemas de ar condicionado e humidificadores do ar. A contaminação pode acontecer mesmo a uma distância de três quilómetros do foco.

Mofos. Infiltrações e humidade são fatores de predisposição para o aparecimento do mofo. São responsáveis por diversos problemas de saúde, designadamente as reações alérgicas. Sem esquecer que cerca de 80% das pessoas com alergias respiratórias são sensíveis ao mofo…

Ácaros. Estes microrganismos, que se encontram principalmente em carpetes, travesseiros e colchões (preferem os locais húmidos e ricos em descamações de pele humana) estão diretamente relacionados com as alergias respiratórias e a asma.

Nas suas fezes encontram-se 95% das substâncias que deflagram as alergias e uma simples arrumação da cama ou a passagem do aspirador do pó pode aumentar em 1000 vezes a concentração destas substâncias no ar.

Mesmo os aspiradores de pó de alta eficácia parecem ser incapazes de removê-las.

Agentes químicos. Produtos de limpeza, tabaco e até perfumes podem causar irritações nas vias respiratórias. Com o objetivo de amenizar os odores gerados por certos produtos, muitos hotéis utilizam geradores de ozono. O problema é que o ozono é um gás que pode causar irritações nos olhos, nariz, garganta e pulmões. E exposições prolongadas podem mesmo levar à redução permanente da capacidade pulmonar. Quanto às crianças, especialmente asmáticas, são mais suscetíveis ao gás.

 

Estudos sobre o tema demonstram que:

– 30% dos hóspedes sofrem de alergias;

– 83% dos hóspedes preferem ficar em quartos que ofereçam um ar tratado, livre de alérgenos;

– 59% dos hóspedes optariam por um hotel que ofereça quartos antialérgicos, em detrimento de outro hotel que não os proporcione;

– 58% dos hóspedes estão dispostos a pagar uma pequena taxa pelo usufruto de quartos antialérgicos.

 

TRATAR BEM O CLIENTE…

Oferecendo-lhe ar… tratado!

 Fiel à sua missão de “aliar a melhor tecnologia e design para transformar as necessidades dos clientes em soluções inovadoras para ambientes internos”, designadamente através da purificação do ar, a Airfree está naturalmente atenta a todos os fatores que levem a uma diminuição do bem-estar de alérgicos.

Mesmo que os hóspedes destas unidades tenham um ar tratado em suas casas, as noites passadas em hotéis que não estejam vocacionados para a preocupação com o tratamento do ar, em nada contribuem para uma estadia feliz.

Por isso, a marca nacional de Purificadores do Ar tem modelos específicos para a indústria hoteleira. E refere uma maior sensibilização do setor para os benefícios da colocação destes aparelhos, que  à partida permitem oferecer aos hóspedes quartos antialérgicos e livres de bactérias e mofo, com vantagens associadas para os próprios hotéis.

Mar versus mofos…

Só para dar um exemplo, o Sheraton da Barra, no Rio de Janeiro, instalou recentemente algumas centenas de aparelhos Airfree. Colocado frente ao mar, o hotel ultrapassou desta forma um problema de infestação de mofos, causador de odores desagradáveis e que assim ficou resolvido…

TECNOLOGIA AMIGÁVEL AO USUÁRIO

A tecnologia Airfree® não é apenas segura e fácil de usar, mas conta também com um processo totalmente natural de circulação do ar.

Através de um funcionamento muito simples, o ar contaminado é puxado para o interior dos aparelhos e passa pelo seu exclusivo conjunto cerâmico de esterilização, que sem aquecer o espaço em redor elimina 99,99% desses microrganismos e alérgenos a temperaturas próximas dos 200°C, devolvendo o ar purificado ao ambiente.

ECO HOTÉIS EM CRESCIMENTO

Pelo facto de cada vez maior número de pessoas sofrerem de alergias, asma e sensibilidade múltipla por agentes químicos, a indústria hoteleira tem vindo a investir nos chamados hotéis verdes ou eco hotéis, que criam ambientes propícios aos alérgicos por serem  dotados de responsabilidade ambiental.

Para evitar o mal-estar de hóspedes e proporcionar-lhes uma estadia mais agradável algumas medidas foram adotadas, como por exemplo a utilização de materiais recicláveis e com baixo índice de emissão de compostos químicos voláteis; a diminuição do recurso a produtos químicos; e, principalmente, a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos quartos.

E este conceito tem sido incorporado tanto por pequenas unidades hoteleiras, como também por cadeias luxuosas de hotéis, um pouco por todo o mundo.

De facto, o “verde” é uma cor poderosa.

 

Tome nota!

Segundo matéria recentemente publicada na edição online da revista “Saber Viver”, em Portugal já é extensa a lista de eco hotéis, ou seja, alojamentos verdes, amigos do ambiente.

Numa altura em que se marcam as férias de verão, o artigo sugere uma “escapadela” a estas unidades e apresenta algumas sugestões, um pouco por todo o País…

A conferir em: http://www.saberviver.pt/eco-hoteis-para-ir-nas-ferias/

 

 

Coordenação de textos:

  MLG – Comunicação e Serviços

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas