Dia mundial da pneumonia: ouça o que o esquadrão tem a dizer!

Table of Contents

sensibilizar-vacinar-o-apelo-a-prevencao-e-grande

Sensibilizar a população para “uma doença que mata a cada hora e meia” e para os problemas com ela relacionados é o objetivo do “Esquadrão Pneumonia”, que apela à prevenção e à vacinação.

O Dia Mundial desta doença assinala-se amanhã, 12 de novembro.

Todos os dias são internadas 81 pessoas com Pneumonia. Destas, 16 acabam por morrer. Ou seja, a cada hora e meia morre uma pessoa vítima daquela que é uma das principais causas de morte que se podem prevenir através de vacinação.

Conscientes do papel fundamental da prevenção, o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a Fundação Portuguesa do Pulmão, a Associação Respira e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia têm vindo a realizar uma ação de sensibilização para a Pneumonia e problemas com ela relacionados. Chama-se Esquadrão Pneumonia e vai no seu 4º ano de combate à doença.

Testar a capacidade respiratória

A campanha “Esquadrão Pneumonia” teve início em Lisboa e tem percorrido várias cidades do País, apresentando-se nas suas mais emblemáticas praças.

Com uma equipa de profissionais de saúde, a par da realização de testes de espirometria a grande aposta passa por transmitir informação sobre a doença, explicar as principais formas de prevenção e esclarecer outras dúvidas.

Sábado dia 12, data que assinala o Dia Mundial da Pneumonia, o “Esquadrão” estará no Porto (Praça dos Leões), entre as 10h e 18h

Dirigida a toda a população, a atual Campanha incide muito especialmente nos adultos a partir dos 50 anos. O seu principal objetivo é alertar a sociedade civil, a par da comunidade científica, para a importância de prevenir a doença. Com o Esquadrão Pneumonia pretende-se alertar as pessoas para a importância de testarem a sua capacidade respiratória e de se aconselharem com profissionais de saúde qualificados.

Os adultos também devem vacinar-se

São registados casos de Pneumonia ao longo de todo o ano, mas é nesta época que se contabiliza o maior número de casos.

A imunização na idade adulta é uma das preocupações das entidades promotoras do “Esquadrão”, que apelam à vacinação antipneumocócica como a forma mais eficaz de proteção e prevenção da Pneumonia.  

A doença afeta sobretudo crianças, e adultos a partir dos 65 anos, pela sua fragilidade. Adultos com mais de 50 anos devem estar especialmente atentos, mas também pessoas que, a partir dos 18 anos sofram de co-morbilidades como a Diabetes, Doença Cardíaca Crónica, Asma ou DPOC. Também estas, fazendo parte dos grupos de risco, estão particularmente aconselhadas a fazer a prevenção.

Avaliar os sintomas

Em Comunicado, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia lembra que sintomas como a febre, tosse, expetoração, dificuldade respiratória, podem estar associados à Pneumonia, pelo que, quando presentes, devem ser convenientemente avaliados por um médico. “A vacinação antipneumocócica é uma das armas que atualmente possuímos”, diz-se nesse Comunicado.

Dirigida contra o pneumococo (um dos agentes microbianos identificados, maior número de vezes, como responsável) a vacinação é a forma de minimizar uma doença que causa, de 18 em 18 minutos, um internamento. E a cada 90 minutos, morre uma destas pessoas…

O conhecimento dos sintomas da Pneumonia e o recurso atempado aos cuidados médicos, a vacinação antigripal e a vacinação antipneumocócica poderão melhorar significativamente esta situação.

***

Agradecimento:

Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP)

https://www.sppneumologia.pt

Coordenação:

MLG – Comunicação e Serviços

mlg@mlg.pt

TOME NOTA

Pode ver, neste Blogue, o nosso texto de novembro / 2015, com mais informações sobre a Pneumonia, a nível de sintomas, diagnóstico, tipos de tratamento e cuidados a ter, em complemento da vacinação.

Com a colaboração da Dra. Cristiane Minussi, bióloga e PhD em fungos e bactérias, é destacado também o tema “Vacinação em Crianças” e abordada a importância de um ambiente controlado em casa, designadamente através da purificação do ar.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas