Humidificador de ar ou Purificador de ar? Saiba as diferenças e escolha o dispositivo certo para sua casa!

Table of Contents

Lembra-se daquele escritório com um cheiro estranho e um ar seco, mesmo com as janelas abertas? Ou uma divisão de casa onde assim que entra começa a espirrar? Pois bem, existe solução para ambas as questões.

Os Humidificadores de ar e Purificadores de ar são dois dispositivos que melhoram a qualidade do ar em sua casa, trazendo, por um lado humidade controlada para o mesmo, ou por outro lado, retirando impurezas e alergénios que se verifiquem presentes.

No entanto, muitas pessoas confundem os dois equipamentos e acreditam que são a mesma coisa, não sabendo que são completamente distintos. Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre um humidificador de ar e um purificador de ar para ajudá-lo a entender melhor como cada um funciona e quais os benefícios que lhe podem trazer.

O que é um Humidificador de ar?

Um Humidificador de ar é um aparelho que adiciona humidade ao ar de uma forma controlada. Estes dispositivos funcionam por meio da libertação de vapor de água ou névoa no ar para aumentar a humidade relativa do ambiente. Os humidificadores são comumente usados em áreas com baixa humidade relativa, evitando problemas respiratórios (como alergias) e irritações da pele em algumas pessoas. São também usados ​​para ajudar a reduzir o ressecamento da garganta e nariz durante o sono, especialmente em áreas com ar condicionado ou aquecedores de temperatura. 

É uma ótima solução para o Verão ou para ser utilizados em regiões onde o clima é mais seco, enquanto é útil para pessoas que sofrem de determinados problemas respiratórios (por exemplo: sinusite ou asma).

Existem vários tipos de humidificadores de ar, incluindo evaporativos, de pulverização e de tambor. Os humidificadores evaporativos usam um filtro para absorver água do reservatório e um ventilador para soprar ar através do filtro humedecido, adicionando assim a humidade ao ar. Os humidificadores de pulverização usam um sistema de nebulização para pulverizar água no ar e também são conhecidos como humidificadores ultrassónicos. Já os humidificadores de tambor usam um tambor giratório para absorver a água e um ventilador para soprar ar através do tambor humedecido.

Quanto à sua portabilidade, os humidificadores de ar portáteis são ideais para quartos de dormir ou espaços menores, enquanto os instalados em sistemas HVAC podem humidificar a casa inteira. 

O que é um Purificador de ar?

Um purificador de ar é um aparelho altamente recomendado para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados, removendo impurezas diversas como pó, pólen, pelos de animais, ácaros, entre muitos outros microrganismos que são altamente nocivos à saúde respiratória. São especialmente úteis para pessoas com problemas respiratórios (por exemplo: alergias ou asma), ajudando a reduzir a exposição a alérgenos e melhorando significativamente a saúde respiratória. São igualmente muito úteis para ambientes com humidade excessiva, mofo e bolor, ajudando a evitar a propagação destes agentes contaminadores.

A nossa marca Airfree é uma marca de excelência no nicho dos purificadores de ar, utilizando uma tecnologia inovadora patenteada sem filtros HEPA para uma eficaz limpeza de ar, removendo bactérias, vírus, mofo e ácaros do ar, tornando-o ideal para uso em casas, escritórios e hospitais.

Unimos a mais avançada tecnologia e design para oferecer produtos de alta qualidade, seguindo o princípio primário de ferver água para destruir microrganismos, alcançando uma eficiência de esterilização de 99,99% nas saídas de ar dos nossos modelos de purificadores de ar.  Além disso, a tecnologia termodinâmica TSS – utilizada apenas pelas Airfree – silenciosamente elimina bactérias, vírus, fungos, alergénios orgânicos e outros microrganismos transportados pelo ar a temperaturas de 200°C.

Ao considerar a compra de um purificador de ar, é importante escolher um modelo que atenda às suas necessidades específicas e às da sua casa ou escritório. O tamanho do espaço, a qualidade do ar atual e o nível de filtragem desejado são fatores a serem considerados, de modo que possa adquirir um modelo que lhe seja conveniente.

Diferenças entre um Humidificador de ar e um Purificador de ar

Agora que vimos que um humidificador de ar e um purificador de ar são equipamentos essenciais para os nossas casa e empresas, é essencial compreender que os dois têm funções diferentes e foram projetados para resolver problemas diferentes relacionados à qualidade do ar.

O ar seco pode causar problemas respiratórios graves tais como a asma e as alergias, o ressecamento da pele e das mucosas, bem como pode gerar outros incómodos, como o mau cheiro de um local ou divisão. Nesses casos, um humidificador de ar é a melhor solução, dado que é um produto projetado para lidar com a secura do ar e adicionar humidade ao ambiente. São frequentemente usados em climas secos, durante o Verão ou até durante os meses de inverno, quando o aquecimento central e aquecedores podem deixar o ar dentro de casa muito seco. No entanto, é importante lembrar que os humidificadores de ar podem contribuir para o crescimento de mofo ou bactérias se não forem limpos regularmente.

Por outro lado, os Purificadores de ar foram desenhados para remover alérgenos, impurezas e outras partículas do ar, tais como poeiras, pelos de animais, alergénios, pólen e ácaros. São particularmente úteis para pessoas com alergias ou problemas respiratórios, pois reduzem significativamente a quantidade de alergénios no ar. 

Os purificadores de ar tradicionais funcionam através de um filtro ou sistema de filtragem que captura as partículas no ar, o que causa alguns incómodos, tais como a limpeza do mesmo de uma forma contínua (semanalmente por exemplo). Contudo, os purificadores de ar Airfree são equipados com tecnologia inovadora de limpeza de ar que utiliza uma técnica exclusiva de esterilização térmica para eliminar os alérgenos e bactérias do ar. Possuímos modelos portáteis como o modelo Lótus ou o modelo Allergien, que para além de muito eficazes, podem ser levados para qualquer divisão ou espaço. Temos também modelos que podem ficar fixados nas paredes ou teto, como por exemplo o modelo WM ou até o nosso curioso modelo Lamp

Em resumo, ambos os dispositivos são importantes para garantir a qualidade do ar em casas e empresas e garantir uma boa saúde respiratória. É importante escolher o dispositivo certo para o seu ambiente, avaliando o espaço, a dimensão do mesmo, as suas características naturais e as suas necessidades específicas, a fim de efetuar a melhor compra possível e ficar satisfeito.

Usos e benefícios em cada ocasião 

Os humidificadores e purificadores de ar são equipamentos que podem ser extremamente benéficos para melhorar a qualidade do ar em sua casa ou escritório. Enquanto os humidificadores adicionam humidade ao ar, os purificadores removem impurezas e alérgenos, melhorando a qualidade do ar que respira. Descobrimos alguns dos melhores exemplos de como e quando utilizar estes aparelhos, de modo a tornar a sua vida mais fácil e segura, ora veja: 

Humidificadores de Ar

  • Em climas secos: Em regiões onde o clima é muito seco, como determinadas zonas como o Alentejo, o ar pode ficar muito seco e chegar a ser desconfortável. Nesse caso possuir um humidificador de ar poderá ser uma mais-valia!
  • Durante a prática de atividades físicas: Durante exercícios físicos, o nosso corpo transpira e perde líquidos, o que pode causar desidratação. 
  • Para manter plantas saudáveis: Algumas plantas precisam de um nível de humidade adequado para crescerem saudáveis e fortes. 
  • Para manter a pele hidratada: A pele pode ficar seca devido a condições climáticas, uso de produtos de limpeza agressivos, entre outros fatores. Usar um humidificador de ar ajudar a manter a pele hidratada e saudável.

Purificadores de Ar

  • Alergias: Pessoas com alergias podem beneficiar-se imenso do uso de um purificador de ar para remover alérgenos do ar, como poeira, pólen e pelos de animais.
  • Asma: Um purificador de ar ao remover ácaros e outros microrganismos do ar que são nocivos à saúde respiratória, ajuda especialmente quem sofre de alergias ou asma.
  • Fumo de cigarro: Se alguém fuma em sua casa ou mora numa zona de fumadores comuns, o purificador de ar será o seu melhor aliada contra o mau cheiro e o fumo.
  • Animais de estimação: Animais de estimação soltam pelos e pele morta, que se acumulam no ar e desencadeiam alergias. Um purificador de ar elimina eficazmente os alergénios relacionados com os pelos dos animais, de modo que não sofra de mais alergias.
  • Mofo e bolor: Um purificador de ar pode ajudar significativamente áreas onde exista muito mofo e bolor, não só eliminando do ar microrganismos nocivos à sua saúde, mas evita de igual modo a proliferação dos agentes contaminados.
  • Pessoas doentes: Se alguém em sua casa estiver doente, um purificador de ar pode ajudar a remover bactérias e vírus do ar, reduzindo a propagação de doenças.

A vantagem dos Purificadores Airfree

Ao contrário de outros purificadores de ar, os purificadores Airfree não usam filtros, o que significa que não há necessidade de trocá-los ou limpá-los regularmente, uma vez que simplesmente não existem. 

Os purificadores Airfree utilizam uma tecnologia altamente avançada de esterilização térmica para destruir as impurezas do ar, são silenciosos e eficientes em termos de energia, tornando-os na melhor opção, prática e económica, para manter o ar limpo e saudável em ambientes internos.

A história da Airfree teve início com a preocupação de um pai com a saúde do seu filho, que sofria frequentes crises alérgicas causadas pelos microrganismos presentes em ambientes internos. Com a sua vasta experiência na criação de produtos, Carlos Matias desenvolveu uma solução inovadora que trouxe enormes benefícios para a saúde do seu filho, eliminando os alérgenos responsáveis pelas alergias respiratórias.

A partir dessa ideia surgiu a tecnologia TSS (Sistema de Esterilização Termo-dinâmica), que se inspirou no processo de esterilização da água fervida. Essa tecnologia utiliza o calor para purificar o ar de forma silenciosa e sem a necessidade de filtros, eliminando 99,99 % dos microrganismos como vírus, bactérias, fungos e pólen, proporcionando um ambiente mais saudável e livre de alergias respiratórias.

Conclusão

Embora humidificadores de ar e purificadores de ar possam parecer semelhantes à primeira vista, eles têm funções completamente distintas e podem ser úteis em diferentes situações. Enquanto o humidificador de ar faz a emissão de humidade para o ambiente, de uma forma controlada, o purificador de ar elimina impurezas do mesmo, através de sistemas avançados de limpeza de ar através de filtros ou através de tecnologias avançadas e altamente eficazes de esterilização térmica, como é o caso dos produtos Airfree.

É importante entender as diferenças entre um humidificador de ar e um purificador de ar e escolher aquele que atenda às suas necessidades específicas, ao espaço e às pessoas que circulam no mesmo. Ao selecionar um dispositivo, leve em consideração a secura do ar e a presença de alérgenos e impurezas em sua casa, se tem animais de estimação e se tem crianças ou pessoas com saúde mais vulnerável. Com o dispositivo certo, irá melhorar a qualidade do ar em sua casa e promover uma respiração mais saudável para todos! 

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas