Constipação, Gripe, Rinite Alérgica ou Sinusite?

O que saber sobre resfriado, gripe, sinusite e gripe

Table of Contents

Começam os espirros, a coriza, as dores em certas regiões do corpo, e, portanto, lá vem a dúvida: Será constipação? Gripe? Alergia? Rinite? Saiba como diferenciar neste material que preparamos.

Nem sempre é fácil distingui-los. Contudo, as informações abaixo podem ajudar na identificação. No entanto, consulte sempre um médico para confirmar as suas suspeitas, especialmente se os sintomas se agravarem.

Constipação

Infeção respiratória por vírus, que tem um ciclo de 5 a 7 dias, podendo os sintomas persistir até 14 dias.   

Sintomas e tratamentos para constipação
Sintomas e tratamentos para constipação

Gripe

Do mesmo modo, A gripe também é uma virose e apresenta alguns sintomas similares aos da constipação, porém mais fortes.   

Sintomas e tratamentos para gripe
Sintomas e tratamentos para constipação

Sinusite

É uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas à volta do nariz, maçãs do rosto e olhos. Dessa forma, Pode ser dividida em aguda ou crónica .

Aguda: tem episódios isolados, devido a infecções por vírus, bactérias ou fungos. Pode vir acompanhada de febre. Apenas no caso da bacteriana é necessária a administração de antibiótico.

Crónica: é desencadeada principalmente por reações alérgicas ou inflamatórias, devido à exposição a agentes, tais como poeira, poluição do ar, mofo e até alérgenos de animais. 

Sintomas e tratamentos para o sinusite
Sintomas e tratamentos para o sinusite

Rinite

É uma inflamação da mucosa do nariz e pode ser alérgica, ou não alérgica. A mais comum é a rinite alérgica, que surge pelo contato com determinadas substâncias que o sistema imunológico identifica como nocivas ao organismo. Dentre os principais agentes, temos os alérgenos de ácaros, pólenes, fungos e alérgenos presentes em glândulas espalhadas pelo corpo dos animais.  

Sintomas e tratamentos para rinite
sintomas e tratamento para rinite

Leia Também: Plantas que ajudam a limpar o ar .

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas