Conhece os 5 rs da Sustentabilidade?

5rs da sustentabilidade

Table of Contents

Saiba como diminuir o desperdício em casa

É muito importante refletir sobre atitudes individuais que fazem diferença na luta a favor da sustentabilidade. Isto não significa que nos privemos do nosso conforto, mas sim que podemos acreditar em ações que diminuam o desperdício, começando dentro de casa.

 O que é a política dos 5rs? É uma reeducação com o objetivo de:

Reduzir a quantidade do nosso lixo; repensar a forma como consumimos; rejeitar produtos que não seguem leis sustentáveis; reutilizar materiais e aprender a reciclar corretamento o lixo. Estas práticas devem ser automáticas no nosso dia a dia, a fim de que se torne um hábito.

Selecionámos 5 pequenas mudanças que podemos adotar a partir de agora:

R1 Conhece os 5 rs da Sustentabilidade? Airfree Purificadores de Ar | Blog
Repense sobre Sustentabilidade

Será que o que está a comprar é algo de que realmente necessita? Será que algumas vezes consome por impulso e acaba por cometer desperdício?  Em vez de comprar algo novo talvez pudesse reaproveitar algo que já tem, ou comprar algo usado e em bom estado? Só em comidas, uma pesquisa realizada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) aponta que Portugal desperdiça um milhão de toneladas de alimentos por ano.

R4 Conhece os 5 rs da Sustentabilidade? Airfree Purificadores de Ar | Blog
Recuse embalagens não Recicláveis

Recuse sacos de plástico e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas incandescentes. Prefira, sobretudo, produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente. Recuse adquirir produtos embalados.

R5 Conhece os 5 rs da Sustentabilidade? Airfree Purificadores de Ar | Blog
Reutilize Produtos

Crie produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, etc. Utilize os dois lados do papel e faça blocos de rascunho, e reutilize os papéis de embrulho, pois assim estará a preservar a floresta, além de ampliar a vida útil do produto.

R3 1 Conhece os 5 rs da Sustentabilidade? Airfree Purificadores de Ar | Blog
Saiba como Reduzir

Consuma menos produtos. Adquira refis de produtos ou com embalagens económicas; adquira produtos a granel; utilize pilhas recarregáveis, em vez de pilhas alcalinas; utilize lâmpadas económicas, etc.

R2 3 Conhece os 5 rs da Sustentabilidade? Airfree Purificadores de Ar | Blog
Saiba como Reciclar

 Em casa, podemos simplificar com 3 recipientes para lixo: Reciclável, Não Reciclável e Resíduo Orgânico. Embalagens de Vidro e metal são 100% recicláveis, por isso dê-lhes preferência.

As cores ajudam, mas na falta de recipientes coloridos podemos, além disso, identificá-las por etiquetas com o tipo de material: Papel, Metal, Orgânico, etc. sustentabilidade

Para resíduos tais como óleo de cozinha, pilhas, baterias ou remédios fora de prazo, NUNCA deposite no lixo comum. Procure um lugar mais próximo, na sua cidade. Contudo, se não souber os destinos procure as soluções em wasteapp.

Felizmente, de acordo com a Sociedade Ponto Verde, a reciclagem cresceu 11% em Portugal este ano.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas