Alergias a cães: como cuidar do seu animal de estimação e manter os seus sintomas sob controlo

Alergias a cães: como cuidar do seu animal de estimação e manter os seus sintomas sob controlo

Table of Contents

Embora sejam conhecidos como o melhor amigo do homem, para certas pessoas, os cães podem por vezes ser a fonte de muito desconforto—cerca de 15% da população mundial é alérgica a cães ou a gatos.

No entanto, se for alérgico a cães e ainda assim quiser ter um destes fiéis companheiros, existem formas de atenuar os sintomas das alergias. Neste artigo, vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre as alergias a cães e quais os passos que deve seguir para diminuir os sintomas das suas alergias e poder continuar com o seu animal de estimação.

Mas, antes disso…

Por que é que algumas pessoas são alérgicas a cães?

Tal como acontece com as outras alergias, as alergias a cães acontecem quando as pessoas têm sistemas imunitários demasiado sensíveis. Esta sensibilidade acrescida faz com que os seus corpos reajam a partículas inofensivas do mesmo modo a que reagiriam a vírus ou bactérias. 

Na verdade, não existe nenhuma razão específica para se ser alérgico a cães (ou para ter praticamente qualquer outro tipo de alergia). Mas, ainda que não se escolha a existência de alergias, felizmente é possível controlá-las ou atenuar os seus sintomas.

Ser alérgico a cães significa que também se é alérgico a gatos? 

Embora algumas pessoas sejam alérgicas a cães e gatos, ser-se alérgico a um destes animais não significa que também se seja alérgico ao outro. Por essa razão, algumas pessoas escolhem o animal de estimação ao qual não são alérgicas, mesmo que preferissem o outro. 

O que causa as alergias a cães?

Ao contrário do que se pode pensar, as alergias a cães não são causadas pelos seus pelos. Na verdade, a maioria das pessoas alérgicas é alérgica a duas coisas: flocos de pele morta (caspa) e à saliva dos animais. 

Portanto, embora cães diferentes possam produzir diferentes quantidades de alergénios, escolher um animal com pelo curto não é uma solução para evitar as alergias. O facto de os animais se lamberem também causar com que os pelos provoquem uma reação alérgica. No entanto, a alergia continua a ser causada pela saliva, que fica presente nos pelos dos animais.

Quais os sintomas que as alergias a cães causam?

Os sintomas causados pelas alergias a cão são os mesmos que qualquer outra alergia nasal. Uma pessoa com alergia a cães pode exibir os seguintes sintomas:

  • Espirros
  • Tosse
  • Olhos vermelhos e lacrimantes
  • Corrimento nasal

Além disto, também é possível que algumas pessoas tenham sintomas cutâneos e fiquem com urticária ou manchas vermelhas. 

As alergias podem ainda ser mais problemáticas se a pessoa já tiver um historial de outros problemas respiratórios, como asma.

Como prevenir alergias a cão: cuidados passo a passo

Se tem alergias a cão, não desespere: nem tudo está perdido. Embora seja praticamente impossível curar a alergia, é possível atenuar os seus sintomas ao ponto de se esquecer que é nem sequer alérgico a estes amigos felpudos. 

Aqui ficam as nossas dicas para minimizar os efeitos das alergias a cão:

Mantenha o seu animal limpo e escovado

Como já explicámos, a caspa dos animais é um dos principais causadores das alergias. Como tal, é essencial tentar reduzi-la ao máximo. 

Tal como acontece connosco, as células da pele dos cães renovam-se constantemente. As células mais à superfície morrem e soltam-se, espalhando-se pela casa e pelos do animal, aumentando assim o potencial das alergias. 

Ao manter o seu animal limpo e escovado consegue retirar a maioria destas células mortas, tanto as que ainda não se soltaram, como as que estão agarradas aos pelos. 

Porém, e embora isto seja um bom método para minimizar as hipóteses de alergia, por melhor que escove o seu animal nunca irá conseguir eliminar estes alergénios na totalidade. Manter o seu cão escovado é essencial, contudo isto deve ser sempre combinado com as outras dicas da nossa lista.

Aspire a casa com frequência

Eliminar os alergénios do corpo do seu cão não é suficiente: é também necessário eliminá-los do chão da sua casa. Se tem um animal e apenas aspira a sua casa uma vez por semana, talvez seja necessário começar a aspirá-la com mais frequência. 

Os animais perdem muito pelo diariamente e, como já vimos, a caspa e a saliva dos animais fica agarrada a esse pelo. Aspirar a casa é uma das formas de minimizar a presença destes alergénios no seu lar.

Mas não deve ficar apenas por aspirar o chão: aspire também os tapetes, sofás e até as suas mantas. Limpar o resto da mobília também pode ser uma boa ideia: os pelos têm o hábito de ir parar a todo o lado!

Pode parecer chato ter de limpar a casa com tanta frequência. No entanto, se quer ter um animal ao qual é alérgico e minimizar os seus sintomas, este é um passo relativamente pequeno, mas que produz grandes resultados.

Evite tocar no rosto após tocar no seu cão

Esta dica pode parecer algo óbvia, no entanto, por vezes é necessário que nos recordemos das coisas mais simples: se é alérgico a cães, evite facilitar a introdução dos alergénios no seu corpo. Após brincar com um cão, ou até mesmo de lhe fazer uma simples festa, lave as mãos e evite tocar no seu rosto.

É uma coisa simples, mas que pode fazer uma grande diferença!

Utilize um purificador de ar

Além de aspirar a casa e de limpar a sua mobília, garantir que o ar que respira também está livre destes alergénios é extremamente importante. Afinal, é através da respiração que estes alergénios entram normalmente nos nossos corpos.

Utilizar um purificador de ar é essencial para remover estes contaminantes do ar de sua casa. Contudo, também é importante notar que nem todos os purificadores funcionam da mesma forma. Por exemplo, um purificador convencional, daqueles com filtro, consegue prender as maiores partículas no seu filtro, porém existe a possibilidade de as partículas mais pequenas passarem pelo filtro e continuarem no ar da sua casa. 

Além disso, esse tipo de purificador também necessita de que mude o filtro com frequência. Se os alergénios estão presentes no filtro, interagir com esse mesmo filtro pode também despoletar alergias. 

Uma boa alternativa a tudo isso é utilizar um purificador que não filtre estes contaminantes, mas que os elimine totalmente. Um bom exemplo são os purificadores da Airfree. Mas vejamos um pouco melhor:

Escolha um purificador que elimine os alergénios

Os purificadores da Airfree têm uma característica que os distingue dos purificadores convencionais: utilizam tecnologia topo de gama para eliminar as partículas nocivas presentes no ar. 

Através desta tecnologia proprietária, os purificadores Airfree aquecem o ar substancialmente e destroem completamente até 99,99% dos contaminantes no ar. Isto incluí a caspa dos animais e os pelos, assim como muitos outros poluentes (vírus, bactérias, etc.). 

Com um purificador deste tipo, não só está a garantir que remove os alergénios do ar, mas também que os destrói completamente e minimiza assim as chances de desenvolver uma reação alérgica.

Peça recomendações de anti-histamínicos ao seu médico de família

Mesmo que suspeite de que é alérgico a cães, convém sempre confirmá-lo com o seu médico de família ou com um alergologista. Depois de confirmado o diagnóstico, os médicos podem receitar anti-histamínicos para atenuar as crises alérgicas. No entanto, os anti-histamínicos não são uma cura para as alergias e nos casos mais graves podem mesmo nem sequer ajudar a diminuir a reação.

Outra hipótese são injeções para as alergias. Este tratamento pode ser demorado e envolve a injeção ocasional de alergénios para que o corpo se habitue à exposição a estes elementos e diminua assim a sua reação alérgica. Porém, isto é algo que deve discutir com o seu médico que pode ser algo demorado.

É possível curar uma alergia a cão?

A resposta curta é que sim, é possível curar as alergias. No entanto, na realidade não é assim tão simples. 

Nalguns casos, as alergias de criança tornam-se impercetíveis na vida adulta. Porém, isso não significa que já não estejam presentes. A reação pode apenas ser tão diminuta que se considera que já não existe alergia.

Contudo, na maior parte dos casos, as alergias são uma doença crónica e é necessário aprender a viver com elas, exceto caso se recorra ao tratamento por meio de injeções—que mesmo assim pode não curar a alergia completamente.

Estas injeções de alergénios são uma cura potencial, mas o tratamento é demorado e pode apenas reduzir a intensidade da alergia. No entanto, não deixam de ser uma possível cura e por isso é possível curar uma alergia a cão. 

Conclusão: Como viver com alergias a cão

As alergias podem ser extremamente frustrantes, ainda para mais se a causa da alergia for um animal de estimação. Felizmente, existem alguns truques que ajudam a minimizar as reações alérgicas e a aliviar alguns dos seus sintomas e que possibilitam que continue a passar tempo com o seu animal de estimação.

Por isso, se é alérgico e quer continuar a desfrutar da companhia do seu cão, não se esqueça de escová-lo com frequência, aspirar a sua casa e purificar o ar com um purificador sem filtros. Se os sintomas persistirem ou agravarem-se, não se esqueça de também consultar o seu médico de família. 

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas