Alergia & Pets, uma relação difícil?

Table of Contents

Uma pessoa com alergias respiratórias pode ter em casa animais de estimação, tais como cães ou gatos? É a pergunta que muitos se fazem e cuja resposta pode passar pela intensidade das crises que daí resultam…

Os Pets são um bem inestimável para o bem-estar de adultos e crianças, tanto a nível físico como emocional.
Mas esta paixão por animais, principalmente cães e gatos, pode ter um grande obstáculo: a alergia!
De facto, muitas pessoas desenvolvem alergias à sua presença, seja por causa do pelo ou dos fluidos destes amigos de quatro patas.

Qual a origem desta alergia? 

As alergias produzidas pelos animais têm origem em vários motivos, sendo os mais comuns as proteínas presentes no pelo do animal, na saliva ou na urina.
As reações podem variar de intensidade, dependendo da violência da alergia, chegando a produzir rinoconjuntivites, erupções na pele ou problemas respiratórios.
A alergia é produzida como uma resposta excessiva do sistema imunológico a algum elemento externo que é detetado como perigoso.
Desta maneira, o nosso corpo acaba por produzir anticorpos, como uma forma de defesa para atacar os agentes estranhos.

15% da população 

Estudos indicam que pelo menos 15% da população tem algum tipo de alergia relacionada com os animais.
Geralmente, quem sofre com cães e gatos em casa tem uma alergia respiratória, que geralmente se manifesta pela rinite ou asma.
As substâncias que causam a alergia chamam-se alérgenos. Estes ficam alojados  no pelo dos animais, através da produção em glândulas.

Estes alérgenos também podem ser originados a partir da descamação da pele, urina, saliva e outras secreções.
Segundo os especialistas, os sintomas de que somos alérgicos a animais domésticos são os mesmos que causam o repúdio à poeira, podendo apresentar-se como uma rinite, com espirros, tosse, comichão no nariz e nos olhos, obstrução nasal e secreção nasal abundante, ou como a asma, com as crises de broncoespasmo.

Formas de prevenir os sintomas de alergia:

Entretanto, se a pessoa não quiser mesmo desfazer-se do seu animal de estimação, e se a alergia não for tão severa (erupções leves, olhos chorosos, espirros), que chegue ao ponto de interferir muito na qualidade de vida, há algumas medidas a tomar que podem minimizar os sintomas.

– Não deixe que o animal de estimação entre no seu quarto,

E em especial que tenha contato com a sua cama, travesseiros e cobertores… Isto, para evitar a propagação de uma boa quantidade de agentes alergénicos.

– Aplique produtos que ajudem a reduzir os agentes alergénicos

Presentes no pelo dos animais. Faça-o uma vez por semana, para maior controle dos elementos que geram os sintomas das alergias.

– Escove o seu animal fora de casa, ou pelo menos num espaço aberto,

O que evitará que os agentes alergénicos se dispersem nos ambientes internos, tendo-se depois de conviver com eles muito tempo. 

– Mantenha limpo o lugar onde o seu animal de estimação dorme,

De forma a evitar a propagação de agentes alergénicos e prevenir a aparição de sintomas de alergia.

Igualmente, se o seu animal de estimação urina dentro de casa, a limpeza deve ser imediata, pois essa é a principal fonte de alergias.

– Limpe muito bem, e com regularidade, a sua casa.

Apesar de não existir limpeza que livre a casa de alérgenos, cuidados especiais podem ajudar…
Tenha especial atenção, por exemplo, aos locais onde a poeira se acumula, como os tapetes, cortinas, almofadas, fendas ou outras superfícies que não serão limpos com tanta frequência…
Lembre-se também que os aspiradores de pó não solucionam os problemas com os agentes alergénicos, visto que não extraem o pó da parte inferior dos tapetes.
A limpeza a vapor só não é a melhor solução, porque facilita a aparição de fungos, que geram agentes alergénicos.
Por isso, o ideal será ter um chão de cerâmica ou madeira, com tapete removível e que seja possível lavar com certa frequência.

– Ter purificadores de ar em casa pode ajudar muito no combate aos alérgenos.

Pelo menos ter um aparelho no quarto da pessoa alérgica é fundamental!

MAIOR IMUNIDADE DESDE A INFÂNCIA?

Alguns especialistas afirmam que uma das vantagens de conviver com animais de estimação desde tenra idade tem a ver com o desenvolvimento de anticorpos e o fortalecimento da flora bacteriana dentro do organismo. Mais, afirmam que essa exposição pode ser um fator que diminui os riscos de desenvolver alergias a animais ou doenças derivadas do contato com eles.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas