Alergia a animais de estimação: Como lidar com isso?

Table of Contents

Os animais domésticos fazem muito bem para saúde emocional do ser humano, visto que desempenham um papel de companheiro e amigo nas vidas de seus donos. Todavia, muitas pessoas apresentam alergias a animais de estimação, e isso faz com que a convivência com os bichinhos se torne algo impossível.

Sabemos como é difícil abandonar um bichinho de estimação ou até mesmo resistir a vontade de adotar um. Nesse artigo vamos abordar sobre como você pode conviver com seu animal de estimação e suas alergias de forma harmônica.

Por que acontece a alergia aos animais?

Muitas pessoas acreditam que a principal causa de alergia aos animais são os pelos deles. Mas na verdade, o elemento que produz as reações alérgicas são certas proteínas presentes na saliva, na caspa ou na urina do animal. Os pelos dos animais podem contribuir com as alergias, pois são um excelente local para os ácaros se esconderem.

Portanto, quanto maior for a permanência no lar do animal, maior será a proporção desses alérgenos e maior será a probabilidade de que entrem em contato com os olhos ou as vias respiratórias dos donos, causando assim uma reação alérgica.

Algumas pessoas também podem ser alérgicas não aos animais em si, mas aos seus alimentos, como o feno para as chinchilas, ou baratas que alimentam outros animais.

Os animais domésticos fazem muito bem para saúde emocional do ser humano, visto que desempenham um papel de companheiro e amigo nas vidas de seus donos.
Alergia a animais de estimação: Como lidar com isso?

Sintomas de alergias a animais

As reações alérgicas relacionadas aos animais se manifestam mais comumente como rinite ou asma.

Os principais sintomas da rinite alérgica são espirros, incômodo nasal, coriza e entupimento nasal. Se tratando dos sintomas da asma, podemos citar crises de tosses, espasmo bronquial e dificuldade para respirar.

Além das duas reações alérgicas citadas, pode acontecer do alérgico em questão ter que lidar com inchaço e vermelhidão nos olhos ao pegar os animais no colo. Também há possibilidade de a pessoa com alergia a animais apresentar reação nos braços com coceira e urticária.

Tratamento

O tratamento para crises alérgicas relacionadas a animais deve ser preferencialmente feito por um otorrino ou dermatologista, utilizando remédios anti-histamínicos ou corticoides inalatórios.

Já os asmáticos, que podem ser mais afetados pelos alérgenos dos animais, devem sempre ter em mãos uma bombinha de asma para crises frequentes.

Quando é hora de decidir se desfazer do seu animal doméstico?

A principal recomendação para obter o controle das alergias é tentar manter-se distante do alérgeno causador. Em relação aos animais, esta medida deve ser mais radical quando se observa que a alergia está fora de controle, prejudicando com frequência a qualidade de vida do alérgico.

Dicas práticas

  • Escovar o pelo dos animais domésticos fora do lar evita que os bichinhos deixem pelos caidos pela casa.
  • Em hipótese alguma deixe que o animal entre no cômodo que dorme um alérgico.
  • Retire tapetes das áreas da casa que o animal costuma circular.
  • Utilize um purificador de ar em casa para garantir que os principais alérgenos sejam eliminados.
  • Se o bichinho pertence a uma raça que tem pelos compridos, considere cortá-los uma vez a cada 15 dias pelo menos.

Bônus: Raças de cachorro recomendadas

Sabemos que a grande maioria das pessoas possuem ou desejam possuir um cachorro como bichinho de estimação. Pensando nisso, a Airfree preparou para você essa pequena lista com algumas raças de cães que são mais indicados para pessoas alérgicas:

  • Bedlington terrier
  • Bichon Frisé
  • Cão d’água português
  • Cristado chinês;
  • Kerry blue terrier
  • Maltês
  • Schnauzer
  • Soft Coated wheaten terrier
  • Spaniel d’água irlandês
  • Pelado mexicano.

Gostou?! Compartilhe com um amigo ou conhecido alérgico para possibilitar que mais pessoas consigam conviver em harmonia com seus bichinhos!

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas