Ventoinhas, Ar Condicionado… & Alérgicos.

O calor não é bom para os alérgicos! Mas a refrigeração do ar também lhes traz problemas acrescidos…

Desde o início do mês o País registou temperaturas tão altas que esteve prestes a ultrapassar os máximos históricos! calor

A Direção Geral da Saúde (DGS) fez vários alertas referentes a cuidados a ter no dia a dia  para reduzir o recurso a urgências hospitalares e informou sobre os riscos acrescidos dessa vaga de calor, sobretudo em idosos com mais de 75 anos e portadores de doenças crónicas.

Entretanto, ventoinhas e outros aparelhos refrigeradores do ar esgotaram  nas lojas da especialidade, mas ainda assim nada foi suficiente para lutar contra o extremo aquecimento das casas, a não ser, claro, para quem possui aparelhos de ar condicionado, o que, nas habitações, será uma pequena percentagem da população…

À tardinha e à noite as pessoas saíam de casa, ficavam até tarde na praia, nas esplanadas, em busca de alguma aragem. Mas sempre era necessário regressar a casa para dormir… a uma casa de quartos mornos, quentes.

ventiladorPor isso, contra noites desassossegadas ligaram-se ventoinhas, ou ventoinhas de torre, durante toda a noite!

Só que o uso destes aparelhos também traz os seus perigos, sobretudo para quem sofre de alergias.

Refrescar o ar… levantando o pó! 😦

As ventoinhas, por exemplo! Basicamente, o que fazem é movimentar o ar. E, com isso, levantar e espalhar o pó das dependências, já que por muito que se façam limpezas regulares, o pó doméstico existe sempre!

É essa poeira que os aparelhos levantam – onde se acumulam fungos, ácaros e outros alérgenos que se espalham pelo ar – que irá desencadear crises nas pessoas alérgicas, contribuindo para noites mal dormidas em qualquer pessoa, tenha ou não esse tipo de problema.

poeira

Já os aparelhos de ar condicionado tornam o ar mais seco, o que, somado à refrigeração do ambiente, potencia a sensibildiade dos alérgicos a vários poluentes, com sintomas vários que vão da sensibilidade nasal ao agravamento de asma e rinite, passando pela transmissão de viroses, gripes e resfriados, as quais por sua vez representam fatores agravantes das alergias!

Assim, para diminuir os efeitos do ar condicionado e ventoinhas neste Verão são essencias cuidados de limpeza, designadamente com revisões periódicas nos filtros dos aparelhos de ar condicionado, onde se acumula a poeira e os ácaros.

Já com as ventoinhas não há muito o que fazer. Por muito limpo que esteja o seu exterior e as pás, o problema reside na poeira que estiver nos quartos e que elas levantam.

Untitled-3Por isso é importante manter os ambientes o mais possível livres de pó, utilizando um pano húmido, e também deixar no quarto, nas noites mais quentes, um recipiente com água fria, para absorver a secura do ar.

Mas, tão ou mais importante é ter sempre ligado um purificador do ar, da Airfree, que evitará a instalação de mofos, fungos e odores orgânicos, além de bactérias e outros alérgenos.

Com este aparelho a proteger o quarto o ambiente fica purificado, mesmo com uma ventoinha ou o ar condicionado ligados toda a noite! E o Airfree é tão económico, que não faz diferença na conta da luz, o que já não se poderá dizer dos aparelhos a que temos de recorrer para refrescar os ambientes…

Alérgicos e Ar Condicionado:

Untitled-1

ALGUMAS SUGESTÕES.

– Manter em perfeito estado de limpeza os aparelhos de ar condicionado, pois se o não fizer vão proliferar, no seu interior, fungos e bactérias que  podem causar doenças graves, como pneumonias, e dar origem ou agravar quadros de alergias.

– Sobretudo os ambientes refrigerados não devem acumular poluentes. Os alérgicos não devem ter carpetes no quarto e muito menos fumo do tabaco!

As janelas devem ser abertas diariamente… – mais ao final da tarde em tempo quente, claro!

– Vigiar a asma e a rinite para os manter sob controlo e desta forma enfrentar, minimizando-os, os fatores que podem irritar as vias respiratórias, como é o caso do ar condicionado.

– Lavar as narinas com soro fisiológico. 

– Colocar um recipiente com água nos quartos, para diminuir o ressecamento.

– Recorrer ao purificador do ar da Airfree, que além das caracteríscas de eficácia e economia a purificar os ambientes, tem ainda, entre outras vantagens, o facto de não necessitar de qualquer tipo de manutenção!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s