Neste Natal, ofereça uma árvore à nossa floresta!

neste natal ofereça uma arvore

Table of Contents

É este o mote da Campanha Solidária lançada pela Quercus em parceria com o El Corte Inglés. “Hoje ofereci uma árvore” pretende fazer respirar de novo as grandes áreas florestais tão duramente atingidas pela recente vaga de incêndios. E, a seu tempo, fazer-nos também respirar melhor!

Terá nascido de um provérbio chinês, mas sem dúvida faz parte da  sabedoria popular a frase “escrever um livro, plantar uma árvore, ter um filho”. Seriam atos simbólicos de que cada pessoa teria cumprido a sua missão na Terra, deixando o seu legado, a sua memória.

Nem todos escrevem um livro, mas escrevemos muitas outras coisas; na grande maioria, todos têm um filho. Mas… plantar uma árvore?

Está aqui um dos 3 “mandamentos” que gostaríamos de protagonizar, mas que será quase sempre adiado, até um dia…

“Criar Bosques” está ao alcance de todos!

No entanto, podemos contribuir para a reflorestação das grandes áreas do País atingidas pelos incêndios, e de forma simples, nesta quadra, dizer que “Hoje ofereci uma árvore”!

A Campanha, que resulta de uma colaboração entre o El Corte Inglés e a Associação Nacional de Conservação da Natureza, visa angariar fundos para o projeto da Quercus “Criar Bosques”, que tem como objetivo criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, com árvores e arbustos originais da flora portuguesa.

O El Corte Inglés vai envolver-se diretamente neste projeto, convidando os seus clientes a adquirir, por 2 euros – que serão integralmente entregues à Quercus -, o marcador de livros criado para o efeito.

Cada marcador de livros vale a plantação de uma árvore, responsabilizando-se ambas as instituições por informar o público sobre os locais e o número de árvores efetivamente plantadas, bem como do valor angariado com a Campanha.

Realizados em papel reciclado, estes marcadores podem ser adquiridos nos Supermercados e lojas de Lisboa e Gaia Porto dos Grandes Armazéns do El Corte Inglés, nos supermercados SuperCor do Restelo, Parque das Nações, Beloura, Fluvial, Coimbra e Braga, e na página online do El Corte Inglés (https://www.elcorteingles.pt/).

Quanto ao espaço onde as primeiras árvores serão plantadas está situado na Serra do Açor, com a data prevista para plantação em fevereiro / 2018. Vamos então, neste Natal, “plantar” finalmente a nossa Árvore?

Entretanto uma outra ação nasce agora, também com o objetivo de
ajudar a devolver os verdes ao nosso país…

PROJETO “SEMEAR PORTUGAL POR VIA AÉREA”

Numa iniciativa da Take C’Air Crew Volunteers e da Replantar Portugal, em parceria com a Quercus e com a Avitrata pretende-se ajudar Portugal a renascer, depois da devastação provocada pelos incêndios deste ano.

“Semear Portugal por Via Aérea” é a primeira ação do género no nosso país, e a primeira fase do projeto já teve início dia 6, com a partida de um Dromader M-18, no aeródromo de Viseu.

Esta iniciativa de lançamento de sementes de gramíneas e leguminosas, tem como objetivo ajudar a reduzir a erosão dos solos e promover a biodiversidade em zonas íngremes fustigadas pelas chamas.

Da primeira fase do projeto fazem parte os municípios de Mangualde, Nelas, Gouveia, Oliveira do Hospital, Tondela e Seia.

Compartilhe este conteúdo:

Publicações Relacionadas